Agricultura: CATI completa 36 anos de serviços prestados ao agronegócio paulista

Uma série de programações foram agendadas na sede em Campinas

ter, 18/11/2003 - 11h16 | Do Portal do Governo

A CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, completa, este mês, 36 anos de criação. O órgão nasceu com o objetivo de orientar o produtor rural quanto às tecnologias disponíveis e, para tanto vem desenvolvendo programas, projetos e ações voltadas à produção agrícola do Estado de São Paulo. Hoje, acompanhando os novos tempos, visa dar sustentabilidade ao agronegócio paulista. Para comemorar essa data serão realizados de 24 a 28 deste mês, diversos eventos para demonstrar ao público em geral, as realizações no decorrer desses anos.

Na oportunidade, acontecem eventos como o Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo, a Feira de Agroecologia, a Mesa Redonda da Cadeia de Produção Integrada de Frutas. Além desses eventos o público em geral poderá visitar os estandes instalados no local que demonstram os serviços disponíveis aos agricultores e população em geral, além da já tradicional Feira do Verde.

Feira do Verde

De 24 a 28 dese mês será realizada a Feira do Verde, das 8:00 às 16:00 horas. Mais de 10 mil mudas estarão à disposição do público em geral. São mais de 270 espécies de frutíferas silvestres (grumixama, pitanga, araçá, etc), frutíferas enxertadas (pêssego, nêspera, uva, etc) e arborização (ipês, chuva de ouro, quaresmeira, etc).

As mudas comercializadas pela CATI, são produzidas pelo seu departamento de sementes, mudas e matrizes, atendendo a critérios técnicos e proporcionando plantas de qualidade genética e sanitária. Durante a semana os técnicos do órgão estarão no local para qualquer informação sobre plantio, plantas adequadas para arborização, curiosidades e como cuidar das plantas.

Para a produção dessas mudas a CATI conta com seis núcleos distribuídos pelo Estado de São Paulo: Itaberá – 15 ha, Marília – 20 ha, Pederneiras – 130 ha, São Bento do Sapucaí – 100 ha, Tietê – 70 ha e Presidente Prudente – 40 hectares.

Durante a semana, nos estandes montados para demonstração dos serviços do órgão prestados estará exposto o Laboratório Central de Sementes e Mudas, que funciona como supervisor estadual nessa área, sendo referência para o Mercosul e o único do Brasil filiado a ISTA, que é um organismo internacional de regulamentação de análise de sementes, com sede na Suíça. O laboratório da CATI atua no controle da qualidade das sementes produzidas, na supervisão da qualidade sementes e mudas produzidas e comercializadas pela iniciativa privada, na garantia da segurança alimentar da população e na prestação de serviços aos produtores rurais.

Fórum de Secretários Municipais

Promover integração e troca de experiências no sentido de contribuir para o desenvolvimento de trabalhos de apoio a agricultura municipal, é o objetivo do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo, que acontece nos dias 24 e 25 deste mês.

O evento tem início às 14 horas do dia 24 (segunda-feira). O primeiro painel tem como tema central “Os novos padrões da Agricultura e o Desenvolvimento Sustentável”, onde serão debatidos temas como: aspectos tecnológicos e ambientais, aspectos socioeconômicos e política de infraestrutura para a agricultura familiar. Para falar sobre esses temas estarão presentes a Embrapa – Meio Ambiente, a Unesp e o Ministério de Desenvolvimento Agrário.

No dia 25 (terça-feira), na parte da manhã, o segundo painel é sobre “Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural”, onde serão debatidos temas como microbacias hidrográficas, crédito FEAP, municipalização da agricultura, conselhos municipais de desenvolvimento rural, programas vivaleite, bom prato, câmaras setoriais, melhor caminho, políticas de pesquisa agropecuária e de defesa agropecuária. Para tanto estarão presentes a CATI, a Coordenadoria do Agronegócio, a Codasp, Apta e Defesa Agropecuária, todos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

No período da tarde, os temas são assentamentos e regularização fundiária, extensão rural, crédito Pronaf, capacitação de agricultores e aquisição de produtos da agricultura familiar, onde estarão presentes a Fundação ITESP, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Conab.

No final da tarde acontece a Assembléia do Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura onde relatarão suas experiências e proporão a reestruturação do Fórum.

Às 17 horas o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, fará o encerramento do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo, com a participação das autoridades locais, regionais e estaduais.

O que é a CATI

A CATI é uma das coordenadorias da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e está presente em mais de 600 municípios paulistas. Todo o trabalho realizado pelo órgão visa atender ao produtor rural. Seus principais objetivos são: adaptar, difundir e transferir tecnologia; capacitar profissionais, produtores e trabalhadores ligados ao setor rural; abastecer de forma supletiva de sementes e mudas; assegurar a conservação dos recursos naturais: entre outros. Esses serviços e produtos estão à disposição dos agricultores e pecuaristas nas Casas da Agricultura, onde técnicos orientam para a boa condução dos negócios agrícolas.

Segundo o coordenador da CATI, engenheiro agrônomo José Carlos Rossetti, a postura do órgão é a de proporcionar a integração entre o governo e a sociedade para busca de soluções para o setor, respeitando as características e necessidades de cada região. Desde sua criação, a CATI vem deixando a sua marca no desenvolvimento e modernização da agricultura paulista.

Os principais programas da CATI e que estarão demonstrados durante a semana são: Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, Produção Integrada de Frutas, apoio a agricultura familiar e viabilidade da pecuária leiteira para a pequena propriedade.

Todos os eventos que comemorarão os 36 anos da CATI serão realizados em Campinas – avenida Brasil, 2.340 – Jardim Chapadão -SP
V.C.