Agricultura: CATI completa 36 anos de serviços prestados ao agronegócio paulista

De 24 a 28 de novembro serão realizados diversos eventos para comemorar o aniversário

seg, 17/11/2003 - 13h48 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da CATI


A CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, completa, este mês, 36 anos de criação. O órgão, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, nasceu com o objetivo de orientar o produtor rural quanto às tecnologias disponíveis e, para tanto vem desenvolvendo programas, projetos e ações voltadas à produção agrícola paulista. Hoje, acompanhando os novos tempos, visa dar sustentabilidade ao agronegócio paulista. Para comemorar o aniversário o órgão promoverá, no período de 24 a 28 de novembro, diversos eventos para demonstrar ao público as realizações no decorrer desses anos.

Serão eventos como o Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo, a Feira de Agroecologia, a Mesa Redonda da Cadeia de Produção Integrada de Frutas. Além desses eventos o público poderá visitar, na sede da CATI, estandes que demonstram os serviços disponíveis aos agricultores e à população em geral, além da já tradicional Feira do Verde.

Feira do Verde

Durante toda a semana, de 24 a 28 de novembro, haverá a tradicional Feira do Verde, das 8 às 16 horas. Mais de 10 mil mudas estarão à disposição dos visitantes. São mais de 270 espécies de frutíferas silvestres (grumixama, pitanga, araçá, etc), frutíferas enxertadas (pêssego, nêspera, uva) e arborização (ipês, chuva de ouro, quaresmeira, etc).

As mudas comercializadas pela CATI, são produzidas pelo seu departamento de sementes, mudas e matrizes, atendendo a critérios técnicos e proporcionando plantas de qualidade genética e sanitária. Durante a semana os técnicos do órgão estarão no local para qualquer informação sobre plantio, plantas adequadas para arborização, curiosidades e como cuidar das plantas.

Para a produção dessas mudas a CATI conta com seis núcleos distribuídos pelo Estado de São Paulo: Itaberá – 15 ha, Marília – 20 ha, Pederneiras – 130 ha, São Bento do Sapucaí – 100 ha, Tietê – 70 ha e Presidente Prudente – 40 hectares.

Durante a semana, nos estandes montados para demonstração dos serviços do órgão prestados estará exposto o Laboratório Central de Sementes e Mudas, que funciona como supervisor estadual nessa área, sendo referência para o Mercosul e o único do Brasil filiado a ISTA, que é um organismo internacional de regulamentação de análise de sementes, com sede na Suíça. O laboratório da CATI atua no controle da qualidade das sementes produzidas, na supervisão da qualidade sementes e mudas produzidas e comercializadas pela iniciativa privada, na garantia da segurança alimentar da população e na prestação de serviços aos produtores rurais.

Fórum de Secretários Municipais

Promover integração e troca de experiências no sentido de contribuir para o desenvolvimento de trabalhos de apoio a agricultura municipal, é o objetivo do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro.

O evento terá início às 14 horas de segunda-feira, dia 24. O primeiro painel tem como tema central ‘Os novos padrões da Agricultura e o Desenvolvimento Sustentável’, onde serão debatidos temas como: aspectos tecnológicos e ambientais, aspectos socioeconômicos e política de infraestrutura para a agricultura familiar. Para falar sobre esses temas estarão presentes a Embrapa – Meio Ambiente, a Unesp e o Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Na manhã de terça-feira, dia 25, o painel ‘Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural’ debaterá temas como microbacias hidrográficas, crédito FEAP, municipalização da agricultura, conselhos municipais de desenvolvimento rural, programas VivaLeite, Bom Prato, Melhor Caminho, câmaras setoriais, políticas de pesquisa agropecuária e de defesa agropecuária. Para tanto estarão presentes a CATI, a Coordenadoria do Agronegócio, a Codasp, Apta e Defesa Agropecuária, todos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. No período da tarde, os temas são assentamentos e regularização fundiária, extensão rural, crédito Pronaf, capacitação de agricultores e aquisição de produtos da agricultura familiar, onde estarão presentes a Fundação ITESP, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Conab.

No final da tarde será realizada a Assembléia do Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura, com apresentação de experiências e propostas.

Às 17 horas o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, fará o encerramento do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo, com a participação das autoridades locais, regionais e estaduais.

Todos os eventos que comemorarão os 36 anos da CATI serão realizados em sua sede, localizada na Avenida Brasil, 2340 – Jardim Chapadão – Campinas – SP.

(LRK)