Agricultura: Cati comemora 38 anos com exposição e venda de produtos do Programa de Microbacias

Abertura das comemorações será dia 21, às 14 horas

sex, 11/11/2005 - 14h35 | Do Portal do Governo

No próximo dia 21 de novembro a Cati – Coordenadoria Técnica de Assistência Integral – abre ao público para comemorar a semana dos seus 38 anos de criação. A exposição e venda de produtos das comunidades participantes do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, conduzido há cinco anos em todo o estado de São Paulo, será o ponto alto da semana. A abertura das comemorações acontecerá às 14 horas do dia 21, com a presença do secretário estadual da Agricultura Duarte Nogueira.

A semana terá ainda a Feira do Verde, com venda de mudas de árvores ornamentais e frutíferas e orientação técnica para plantio; e a realização dos cursos de aproveitamento integral de vegetais e de panificação artesanal. Além disso, haverá também o curso para capacitação em Produção Integrada de Frutas – PIF, para as culturas de banana, caqui, figo, goiaba, lima ácida, manga, maracujá, pêssego e uva, dirigido a técnicos e produtores.

Durante o evento, haverá o lançamento do vídeo ‘Viabilidade leiteira na agricultura familiar’, projeto desenvolvido em parceria com a Embrapa São Carlos. As publicações da Cati e vídeos técnicos, que ensinam a plantar, colher e processar alimentos também estarão à venda.

Inscrições

O curso de Aproveitamento Integral de Vegetais ensinará como utilizar folhas e talos de legumes e verduras, normalmente jogados fora, para a confecção de pratos saborosos e nutritivos. Já o curso de Panificação Artesanal mostrará aos participantes como fabricar diversos tipos de pães caseiros. Os cursos serão conduzidos pela equipe do Centro de Treinamento, responsável pelo condução de treinamento dentro do Programa de Microbacias, com o objetivo de oferecer uma alternativa de renda para os pequenos proprietários rurais.

Dirigido à população em geral, os cursos serão realizados dias 22 e 23 e oferecem 30 vagas cada. As inscrições poderão ser feitas até dia 18 de novembro, das 9 às 12h e das 13 às 17 h, pelo telefone (19)3743-3775, com Nadir. Os cursos são gratuitos.

PIF

O curso de capacitação de Produção Integrada de Frutas será de 22 a 24 de novembro e será gratuito. São 100 vagas destinadas a técnicos e produtores de frutas. As inscrições poderão ser feitas até dia 18 de novembro das 9 às 12h e das 13 às 17 h, pelo telefone (19)3743-3773, com Francisco, ou pelo email chico@cati.sp.gov.br.

Sobre a CATI

A CATI é uma das coordenadorias da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e está presente em mais de 600 municípios paulistas. Todo o trabalho realizado pelo órgão visa atender ao produtor rural. Sua missão é promover o desenvolvimento rural sustentável por meio de programas e ações participativas, com envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas. Esses serviços e produtos estão à disposição dos agricultores e pecuaristas nas Casas da Agricultura, onde técnicos orientam para a boa condução dos negócios agrícolas. Segundo o coordenador da CATI, engenheiro agrônomo José Carlos Rossetti, a postura do órgão é a de proporcionar a integração entre o governo e a sociedade para busca de soluções para o setor, respeitando as características e necessidades de cada região. Desde sua criação, a CATI vem deixando a sua marca no desenvolvimento e modernização da agricultura paulista.

A CATI fica na Avenida Brasil, 2340 – Castelo – Campinas – SP.

Assessoria de Imprensa – CATI – Campinas

J.C.