Agricultura: Cati comemora 36 anos nesta terça-feira, dia 25

Secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, abre semana de comemorações

ter, 25/11/2003 - 7h54 | Do Portal do Governo

O Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, está em Campinas, nesta terça-feira, dia 25, desde às 8 horas para participar do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo, com a participação das autoridades locais, regionais e estaduais. O Secretário fará a abertura oficial das comemorações dos 36 anos de criação da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.

Durante toda a semana acontecem diversos eventos para demonstrar ao público em geral, as realizações no decorrer desses anos. Alguns desses eventos são: o Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo, a Feira de Agroecologia, a Mesa Redonda da Cadeia de Produção Integrada de Frutas. Além disso os visitantes poderão visitar os estandes instalados no local que demonstram os serviços disponíveis aos agricultores e população em geral, além da já tradicional Feira do Verde.

A Feira do Verde acontece diariamente das 8h30 às 17 horas, onde mais de 10 mil mudas estarão à disposição do público em geral. São mais de 270 espécies de frutíferas silvestres (grumixama, pitanga, araçá, jatobá, uvaia, jabuticaba, acerola, amora, cereja do Rio Grande, cabeludinha etc), frutíferas enxertadas (pêssego, nêspera, uva, nectarina, ameixa, abacate, lichia, graviola, atemóia, manga, goiaba, uva, carambola, graviola etc), arborização (ipês, chuva de ouro, quaresmeira, etc), e reflorestamento, proteção de rios e nascentes ou recomposição florestal (canjarana, bico de pato, pau Brasil, aldrago, canafistula e outras.

Além disso, estarão à venda as espécies ornamentais e alguns tipos de palmeiras. Durante a semana os técnicos do órgão estarão no local para qualquer informação sobre plantio, plantas adequadas para arborização, curiosidades e como cuidar das plantas.

Vidalimento – Feira de Agroecologia
De 25 a 28 de novembro, das 9 às 17 horas
A entrada é franca.

Durante a Feira, diversos profissionais estarão disponíveis para atendimento ao produtor, dentro do sistema agroecológico. Os estandes demonstrarão o setor de insumos, ferramentas, sementes orgânicas, brotos, publicações de produção e saúde, plantas medicinais entre outros. Enfim, será a apresentação e venda de produtos orgânicos desde hortifrutigranjeiros, até os processados, como geléias, sucos, molhos, pães, artesanato etc. Durante toda a Feira haverá palestras e minicursos. As palestras são sobre Alimentação e Saúde, Plantas Medicinais, agroecologia, crédito Pronaf para agroecologia e agroflorestas. Os minicursos são sobre artesanato em bambu, recuperação do equilíbrio do solo, agroflorestas, manejo agroecológico da propriedade rural, saúde através da alimentação. Além disso, haverá relato de experiências.

O Fórum de Secretários Municipais de Agricultura reúne cerca de 150 Secretários e visa promover integração e troca de experiências no sentido de contribuir para o desenvolvimento de trabalhos de apoio a agricultura municipal. No final da tarde acontece a Assembléia do Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura onde relatarão suas experiências e proporão a reestruturação do Fórum.

No dia 26/11, à partir das 9 horas será realizada mesa redonda da cadeia de Produção Integrada de Frutas – PIF. Segundo os técnicos envolvidos os fruticultores fazem investimentos cada vez maiores no sentido de exportar os seus produtos, mas para que isso aconteça algumas exigências são necessárias para a produção de frutas com qualidade e sem resíduos de agrotóxicos. Existem dois sistemas de produção que atendem os padrões internacionais: a produção orgânica e a produção integrada, sendo essa última considerada mais abrangente, pois acompanha a produção desde o plantio até a comercialização, permitindo ampla rastreabilidade do produto para consumo ao natural ou industrializado.

O que é a CATI

A CATI é uma das coordenadorias da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e está presente em mais de 600 municípios paulistas. Todo o trabalho realizado pelo órgão visa atender ao produtor rural. Seus principais objetivos são: adaptar, difundir e transferir tecnologia; capacitar profissionais, produtores e trabalhadores ligados ao setor rural; abastecer de forma supletiva de sementes e mudas; assegurar a conservação dos recursos naturais: entre outros. Esses serviços e produtos estão à disposição dos agricultores e pecuaristas nas Casas da Agricultura, onde técnicos orientam para a boa condução dos negócios agrícolas.

Segundo o coordenador da CATI, engenheiro agrônomo José Carlos Rossetti, a postura do órgão é a de proporcionar a integração entre o governo e a sociedade para busca de soluções para o setor, respeitando as características e necessidades de cada região. Desde sua criação, a CATI vem deixando a sua marca no desenvolvimento e a modernização da agricultura paulista.

Os principais programas da CATI e que estarão demonstrados durante a semana são: Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, Produção Integrada de Frutas, apoio a agricultura familiar e viabilidade da pecuária leiteira para a pequena propriedade.

Todos os eventos que comemorarão os 36 anos da CATI serão realizados na Avenida Brasil, 2340 – Jardim Chapadão – Campinas – SP.

Da Assessoria de Imprensa da Cati

C.C.