Agricultura: Casa da Agricultura Familiar inaugura primeira fase das atividades

Iniciativa tem objetivo de atender dúvidas de pequenos produtores

qua, 03/11/2004 - 9h53 | Do Portal do Governo

Do Portal da USP
Por Mariana Delfini

O acesso à orientação técnica sempre foi problemático para os produtores, que encaminhavam dúvidas aos departamentos da Esalq e até mesmo ao diretor da unidade

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, deu início à primeira fase de implementação da Casa da Agricultura Familiar. A iniciativa tem o objetivo de atender dúvidas de pequenos produtores e agricultores familiares e acompanhar os resultados das soluções apresentadas pelos técnicos da Casa.

Sediada no prédio da antiga biblioteca da Esalq, a Casa terá pelo menos dois técnicos de plantão, que vão atender os produtores, encaminhá-los a quem possa ajudar e acompanhar as respostas, os resultados e as formas de implementação das sugestões referentes aos problemas em suas propriedades.

O acesso à orientação técnica sempre foi problemático para os produtores, que encaminhavam dúvidas aos departamentos da Esalq e até mesmo ao diretor da unidade. A professora Marly Terezinha Pereira, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, e coordenadora do programa, diz que atende de 50 a 60 produtores por mês. Outros professores também encaminham esses agricultores a quem possa orientá-los, e a criação da Casa busca centralizar esse atendimento.

Segundo a professora Marly, a meta é que pelo menos um professor de cada departamento da Esalq se integre ao projeto em virtude da importância da Casa para o ensino, a pesquisa e a extensão da universidade, além dos benefícios que ela trará à sociedade. Alunos também participarão e planeja-se a criação, a médio prazo, de um conselho.

Curso de treinamento

O primeiro projeto, a ser discutido em reunião com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) na próxima semana, é o sistema de informação de mercado para pequenos produtores. A Casa também vai promover um curso de treinamento de recepção de público para os funcionários da Escola que vão receber e orientar os agricultores.

No último dia 14, durante a 47ª Semana Luiz de Queiroz, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participou da apresentação da Casa à sociedade. O próximo passo é apresentá-la aos alunos da Esalq e convocar reunião entre participantes da Casa e do Piracicaba 2010, projeto que conta com parceria de empresas, universidades e outras instituições visando ao desenvolvimento da cidade com melhoria na qualidade de vida e preservação do ambiente.

Até o final de novembro estará concluída a fase de apresentação da Casa e a partir daí começa o atendimento aos agricultores. O programa é uma parceria entre o Sistema Agroindustrial Integrado (SAI) do Sebrae, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e o Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola.

Mais informações podem ser obtidas no site www.usp.br/agen
V.C.