Agricultura: Capão Bonito realiza 5ª reunião técnica sobre cereais de inverno

Evento será realizado nesta quinta-feira, dia 25

qui, 25/08/2005 - 9h35 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 25, será realizado no Pólo Regional do Sudoeste Paulista, em Capão Bonito, a V Reunião Técnica de Cereais de Inverno. O encontro, promovido por pesquisadores do Pólo e do Instituto Agronômico (IAC), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem por objetivo apresentar a produtores, agrônomos, técnicos e estudantes as linhas de pesquisa e as novidades no cultivo de trigo, aveia, cevada e triticale.

Segundo os organizadores, os temas abordados nas palestras e explanações técnicas irão alertar os produtores para os erros cometidos no campo, além de informar sobre potencial produtivo, comercialização, doenças e proteção de plantas do diversos tipos de cereais de inverno.

Ainda durante a reunião serão apresentadas duas novas linhagens de trigo em desenvolvimento no Instituto Agronômico, a IAC 380 e a IAC 381

De acordo com pesquisadores do Instituto, a IAC 380 tem como característica principal a resistência à ferrugem da folha, uma das principais doenças da cultura. Segundo o IAC, se não controlada, a ferrugem pode ocasionar prejuízo da ordem de 70%. Outro destaque da variedade é a qualidade de “trigo melhorador” – esse trigo melhora as outras classes, permitindo a produção de pão, panetone e massas alimentícias. De porte baixo, a IAC 380 é um trigo para cultivo nas condições de sequeiro e irrigado, alcançando alta produtividade, com média de 5 mil kg/ha.

Já a IAC 381, outra linhagem que será apresentada no evento, além da resistência à ferrugem da folha, tem como uma de suas principais características a resistência à Septoria nodorum, doença que ataca as espigas e reduz o rendimento em até 100%, se o ataque for severo.

Esse material tem a qualidade tecnológica da farinha na classe pão, característica que dificilmente existe em variedade resistente à Septoria nodorum. Para os pesquisadores, a IAC 381 será uma importante opção de cultivo principalmente para a região sudoeste, onde há ocorrência da doença.

Após as palestras da V Reunião Técnica de Cereais de Inverno, o público será convidado a visitar os campos de cevada, trigo e aveia do Pólo Regional do Sudoeste Paulista, para conferir os aspectos práticos das tecnologias e informações apresentadas, principalmente sobre a identificação e controle de pragas .

Data: 25 de agosto de 2005
Local: Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, SP 250, km 232 , (Capão Bonito/Guapiara)