Agricultura: Canagro abrigará entidades do setor do agronegócio na Região de Piracicaba

Inauguração da nova sede será nesta sexta-feira, dia 12, com a presença do secretário Duarte Nogueira

sex, 12/12/2003 - 10h02 | Do Portal do Governo

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento


O secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participa da inauguração da nova sede do Centro Canagro de Piracicaba e Região – José Coral, nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 19 horas. O evento contará com a participação de fornecedores de cana de todo o estado de São Paulo, empresários do setor e lideranças políticas da região. O Centro Canagro acomodará quatro entidades do setor: Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – Cocaplana, Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba e Região – Afocapi, Cooperativa de Crédito Rural dos Fornecedores de Cana e Agropecuaristas da região de Piracicaba – SICOOB-SP- COCREFOCAPI, Sindicato Rural de Piracicaba e Região.

A região de Piracicaba é uma das maiores produtoras de cana-de açúcar, responsável por 10% a 12% da produção estadual. Neste ano, foram colhidas 25 milhões de toneladas de cana na macroregião, que compreende 33 municípios, número este parcial já que a safra está quase no seu fim. “È importante criar um centro que congregue o setor produtivo e ofereça aos associados um local onde todos os problemas pertinentes a produção e o acesso ao crédito possam ser tratados”, afirma o secretário Duarte Nogueira. As quatro instituições juntas têm cerca de 5 mil associados, grande parte formada por pequenos e médios produtores de cana, característica da região. Durante a safra, o setor canavieiro é responsável por 40 mil empregos.

O centro leva o nome de José Coral, numa homenagem a um dos grandes expoentes do setor na região e liderança há 40 anos e atual presidente da Cocaplana, Afocapi e da Cooperativa de Crédito. Ele também é ex-presidente da Organização dos Plantadores de Cana do estado de São Paulo – Orplana, ex-presidente do Sindicato Rural de Piracicaba e região e ex-vereador do município.

Redução do ICMS do álcool – No último dia 4 de dezembro o governador Geraldo Alckmin sancionou a lei estadual de redução do ICMS sobre álcool hidratado de 25% para 12% em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de mais de 500 pessoas, entre empresários do setor e fornecedores de cana. Com a medida o estado espera coibir a sonegação de impostos e mesmo com diminuição do tributo, ampliar a arrecadação. “A cana-de-açúcar representa 28% do valor da produção agropecuária estadual e gera mais de 400 mil empregos, é uma atividade das mais imprescindíveis para o bom andamento da economia estadual. Foi um ato de coragem do governador reduzir a alíquota, assim como já o fez com outros 188 produtos no estado durante os últimos anos”, afirma o secretário.

Inauguração do Centro Canagro de Piracicaba e Região – José Coral
Data: Sexta-feira, 12 de dezembro de 2003
Horário: 19 horas
Local: Av. Luciano Guidotti, 1937 – Bairro Água Branca – Piracicaba/SP

(LRK)