Agricultura: Cana-de-açucar é tema de palestra do ‘5º Encontro Terra Nova de Pecuária

nd

seg, 20/05/2002 - 16h49 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vai participar no dia 24, às 14h00, em São José do Rio Preto, do 5º Encontro Terra Nova de Pecuária. O pesquisador científico João Demarchi, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Nutrição Animal e Pastagens, vai apresentar a palestra ”Cana de açúcar em sistemas de produção de carne a pasto”.

“Apesar do seu reconhecido valor como recurso forrageiro para o período de escassez de pastagens, a cana-de-açúcar ainda está longe de atingir níveis de utilização compatíveis com o seu potencial”, afirma Demarchi. Segundo o pesquisador do IZ, os sistemas produtivos podem utilizar a cana como alimentação de engorda para categorias animais menos produtivas, tais como novilhas, vacas em final de lactação e vacas no período seco.

Para o pesquisador, é absolutamente necessário que o pecuarista tenha uma visão ampla da ração ou dieta utilizada para atender adequadamente as exigências nutricionais dos animais. “Com isso, é possível garantir que todas as deficiências da cana sejam solucionadas”, afirma o pesquisador. Para que haja rendimento em escala industrial com maior qualidade na alimentação animal, o pesquisador acredita que é preciso atenção redobrada em certos aspectos técnicos, entre eles, o manejo, a mecanização e a colheita.

Além de reunir os mais importantes pesquisadores e consultores do Brasil para falar sobre novas tendências da pecuária nacional e internacional, o encontro vai contar com a participação de pecuaristas vindo de várias partes do país. A expectativa para este ano é reunir mais de 400 pessoas divididos entre produtores, técnicos e estudantes das áreas agrárias.