Agricultura: Campinas sedia seminário com associações de produtores rurais

Seminário reunirá 130 dirigentes de associações e 65 técnicos

qua, 23/07/2003 - 9h37 | Do Portal do Governo

Nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24, acontece na CATI, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, o I Seminário Paulista de Associações de Produtores Rurais das Microbacias Hidrográficas, que reunirá 65 municípios diferentes. O evento será aberto às 13h30, no Centro de Treinamento, à Avenida Brasil, 2.340 – Jardim Chapadão – Campinas.

O Seminário reunirá 130 dirigentes de associações e 65 técnicos. O objetivo é demonstrar a importância da organização dos produtores rurais no desenvolvimento das ações do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, mas também levantar a necessidade de treinamento em gestão dessas associações, para sua própria sustentabilidade.

Programação

No dia 23, das 13h30 às 14 horas acontecem as inscrições dos participantes. Logo após a abertura oficial do Seminário acontece o painel sobre Associativismo Rural e Gestão Ambiental Participativa, composto da palestra sobre o Programa Estadual de Microbacias e a Participação da Comunidade (Prof. Carlos Augusto Moraes e Araújo – UNESP- Ilha Solteira) e dos depoimentos das Associações das cidades de Assis, Zacarias e Sete Barras, pelos dirigentes Devanir Aparecido da Silva, Francisco de A. Teixeira e Gilberto Ota. Logo depois do painel acontece a apresentação de um vídeo com experiência de Desenvolvimento Sustentável.

No dia 24, o Seminário começa às 8h30 com as palestras sobre Gestão Participativa em Microbacias Hidrográficas (Dr. Benedito Roberto Zurita – SEBRAE) e Noções básicas de gestão de Associações (Economista Ataides Lopes da Silva – ICA). Às 14 horas, iniciam os trabalhos em grupo para diagnóstico da atuação das Associações de Microbacias e levantamento da necessidade de capacitação dos dirigentes. Logo após acontece a plenária para apresentação dos relatos dos grupos para conclusões e encaminhamentos.

(LRK)