Agricultura: Campanha de vacinação contra febre aftosa e raiva será lançada em primeiro de maio

Evento será realizado às 12 horas, em Porto Feliz

ter, 30/04/2002 - 18h38 | Do Portal do Governo

Até o fim de maio, 13 milhões de animais deverão ser vacinados

O lançamento oficial da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa e Raiva no Estado de São Paulo será realizada no dia 1º de maio, às 12 horas, na Fazenda São Judas Tadeu, município de Porto Feliz. O Estado já é considerado zona livre da doença com vacinação pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), mas a meta garantir o status e criar condições para o reconhecimento do Estado como zona livre da aftosa sem vacinação.

Este ano os criadores devem vacinar todo o rebanho, e não mais por faixa etária, como era feito até o ano passado, para colocar o Estado no calendário do circuito pecuário Centro-Oeste, facilitando o manejo dos animais a fim de manter um alto nível de imunização de todo o rebanho paulista.

No ano passado o Estado de São Paulo exportou 65 mil toneladas de carne bovina, o correspondente a U$ 634 milhões. Em 2002 a estimativa é de que o total de exportações do Estado atinja os U$ 700 milhões.

Raiva

Além de vacinar contra a febre aftosa, os criadores de 19 regiões do Estado (Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba) deverão vacinar também os bovinos, bubalinos, eqüino, ovinos e caprinos contra a raiva dos herbívoros. Esta é uma doença transmitida pelo morcego hematófago, que não tem cura e traz grandes prejuízos econômicos ao produtor.

A vacinação obrigatória contra a raiva foi estabelecida através da Portaria CDA 06, de 28 de março deste ano e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 29 de março de 2002.

Presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, João Carlos de Souza Meirelles.

Data: quarta-feira, 1º de maio de 2002
Horário: 12 horas
Local: Fazenda São Judas Tadeu, Rodovia Marechal Rondon, Km 127,5 – Porto Feliz – SP
Fone: (0xx15) 262-6050