Agricultura: Campanha contra febre aftosa registra melhor desempenho da história

Cerca de 14 milhões de animais foram vacinados, 99,40% do rebanho paulista

sex, 27/06/2003 - 13h19 | Do Portal do Governo

A campanha oficial contra aftosa, realizada no mês passado no Estado de São Paulo, registrou o melhor desempenho de sua história. Segundo dados da Defesa Agropecuária, o índice registrado em maio superou em 0,1 ponto percentual a marca alcançada na campanha anterior, de novembro, quando foram vacinados 99,39% do rebanho estadual. No total foram vacinados no mês passado 14.123.264 milhões de cabeças, pertencentes às 40 regionais (EDA) do Estado de São Paulo.

O Estado é considerado zona livre da doença pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), com sede em Paris, organização mundial normativa encarregada de exercer a vigilância sobre a segurança sanitária do comércio mundial dos animais e de seus produtos. “O Estado de São Paulo está a mais de sete anos sem registrar um único foco de febre aftosa”, disse Secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira.

Todos os criadores que deixaram de vacinar seus animais durante a campanha obrigatória receberão a visita de técnicos da Defesa Agropecuária e serão penalizados com multas no valor de R$ 60 por cabeça. “Além da autuação da Secretaria, os criadores serão obrigados a vacinar os animais, fazendo com que o índice de cobertura de vacinação contra a aftosa no Estado atinja os 100%”, explicou Nogueira.

A campanha oficial de vacinação contra as doenças de febre aftosa e raiva é realizada anualmente, em duas etapas — sempre nos meses de maio e novembro. O controle de doenças no rebanho paulista é um dos fatores que explicam o aumento das exportações de carne bovina do Estado de São Paulo, que responde por mais de 70% dos embarques totais efetuados pelo país.

A vacinação obrigatória contra a raiva alcançou o índice histórico de 98,62% de animais vacinados em maio, superando a marca da campanha realizada em novembro de 2002,de 98,03%. No total foram vacinados 3.413.369 bovinos, em municípios de 18 regionais do Estado de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura

(AM)