Agricultura: Câmara Setorial de Leite e Derivados apresenta radiografia da cadeia paulista

Exposição do estudo será feita nesta quinta-feira, em Ribeirão Preto

qui, 27/10/2005 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Câmara Setorial de Leite e Derivados, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e o PENSA (Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial) apresentarão, nesta quinta-feira (27/10), uma radiografia de toda a cadeia láctea paulista. O objetivo do levantamento, que foi iniciado no ano passado, é oferecer subsídios para a definição de ações para o fortalecimento do setor e também de unificação da base de dados do agronegócio lácteo paulista.

A exposição do estudo acontece no auditório da FEA, no campus da USP, em Ribeirão Preto, e será aberta às 9 horas, com as presenças do secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, e representantes de todos os elos do agronegócio lácteo e que compõem a câmara setorial. Às 9h20 haverá a apresentação do mapeamento dos setores de insumos e produção e, às 11 horas, serão expostos os dados sobre indústria, distribuição e consumo. Às 14 horas, haverá discussão dos dados apresentados e a definição de estratégias para o fortalecimento da cadeia. O encerramento está previsto para as 16h10.

De acordo com o secretário, essa radiografia do setor é uma ação estratégica para a elaboração de um planejamento de ações e medidas por parte do governo e também da iniciativa privada com o intuito de fortalecer a cadeia láctea. “Esse levantamento vai nos permitir conhecer detalhadamente onde estão as bacias leiteiras, o perfil dos produtores, que tecnologia está sendo utilizada para a produção, como se dá a comercialização. Ou seja, todos os elos serão dimensionados”, afirma o secretário.

São Paulo participa com quase 10% da produção nacional de leite e é o maior centro consumidor lácteo do país. As estatísticas do IEA (Instituto de Economia Agrícola) apontam para uma produção de leite no Estado de 2 bilhões de litros em 2004.

A Câmara Setorial de Leite e Derivados é uma das 25 câmaras coordenadas pela Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Além dessa radiografia, a Câmara Setorial de Leite e Derivados também trabalha para a implantação de um sistema de certificação do leite, a exemplo do que já ocorre com o café torrado e moído, algodão, suínos e carvão vegetal, que apresentam o selo “Produto de São Paulo”. O objetivo do selo é certificar produtos que possuam qualidade superior diferenciada, através do controle de todo o processo produtivo, dentro do princípio conhecido como “da semente ao prato”.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.