Agricultura brasileira no cenário mundial

Funcionário de Ministério destaca produção agrícola brasileira

qua, 20/10/2004 - 12h04 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp


O aumento da importância da agricultura brasileira no cenário mundial e a verificação de que esse setor econômico dá ao País mais poder nas negociações e mais respeito junto às principais organizações de comércio internacionais foram os principais temas tratados, em setembro último, por Flávio Soares Damico, chefe da Divisão de Agricultura e Produtos de Base do Ministério das Relações Exteriores.

Ele realizou a palestra ‘O G-20 e a aceleração da reforma da agricultura – da Rodada Uruguai à Rodada de Doha’, na Reitoria da UNESP, em São Paulo. ‘O peso específico do Brasil está crescendo. Isso dá ao País maior legitimidade e capacidade de articulação’, afirmou Damico.

A atividade transcorreu dentro do programa do curso de especialização em Negociações Econômicas Internacionais, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UNESP, Unicamp e Puc-SP, com a colaboração do Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (Ipri) vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.

‘O Brasil tem um grande potencial de expansão de seu território agriculturável, quase 90 milhões de hectares, além dos 50 milhões já cultivados. Além disso, conta com um mercado interno potencial de aproximadamente 170 milhões de pessoas. São dados importantes quando se está numa mesa internacional de negociações’, concluiu o funcionário do Ministério.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unesp.br

V.C.