Agricultura: Associação Nacional de Defesa Vegetal completa 30 anos

Evento será realizado na noite desta quinta-feira, dia 16

qui, 16/09/2004 - 14h41 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participa nesta quinta-feira, dia 16, em Campinas, do jantar em comemoração aos 30 anos de fundação da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal).

O evento será realizado no Royal Palm Plaza Hotel e reunirá, a partir das 20 horas, representantes de empresas associadas, do setor produtivo, da Secretaria de Agricultura do Estado e do Ministério da Agricultura.

De acordo com o presidente da Andef, Cristiano Walter Simon, a importância da data fica comprovada quando observados os trabalhos desenvolvidos pela associação nestes 30 anos. “Além do acompanhamento realizado sobre a produção de defensivos e produtos fitossanitários, participamos ativamente dos processos de desenvolvimento do Manejo Integrado e do Plantio Direto, temos mantido programas de educação e treinamento para os diversos públicos com resultados espetaculares, criamos um programa de destinação de embalagens vazias de características logística e ambiental inéditas no mundo, que hoje já retira 60% desses recipientes do campo”, comemora Simon.

Segundo o secretário Duarte Nogueira, o desafio da ANDEF nas últimas três décadas era o de propiciar aos produtores condições de manejo e combate à pragas, sem afetar o meio ambiente e os recursos naturais. “A utilização de produtos fitossanitários é quase indispensável atualmente e, por esta razão, devemos pensar o uso deste tipo de produto como uma forma de salvaguardar a produção”, lembra o secretário.

O Brasil possui, ao lado do Japão, o terceiro maior mercado de defensivos do mundo, atrás somente do Estados Unidos e da União Européia. O Estado de São Paulo é o maior consumidor de defensivos do País, com mais de mil canais de distribuição.

As indústrias de defensivos ligadas à Andef movimentam anualmente cerca de US$ 2,5 bilhões em vendas de produtos no Brasil e geram quase 7 mil empregos no País.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.