Agricultura: Associação de Produtores recebem kit de informática

Será nesta terça-feira, dia 25

seg, 24/01/2005 - 10h54 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, entrega nesta terça-feira, dia 25, às 11 horas em Dracena, 32 kits de informática a Associações de Produtores Rurais que participam do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. O evento reunirá prefeitos e produtores das regiões de Andradina, Araçatuba, Dracena, Fernandópolis, General Salgado, Jales, Presidente Prudente e Presidente Venceslau. No mesmo dia, o Secretário visita projetos na área de fruticultura da região.

Os 32 kits de informática, formados por computador, impressora e móveis de escritório, beneficiarão quase 2 mil produtores de Associações formadas dentro do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas nesta região do estado. No total são 90 kits totalizando R$ 426 mil em recursos vindos do Programa, numa parceria do Banco Mundial e Governo do Estado.

O secretário Duarte Nogueira explica que os kits fazem parte do programa de assistência técnica aos produtores. Após o recebimento, membros das Associações receberão cursos de informática, contabilidade e gerenciamento. “Nosso trabalho é dar os instrumentos e as informações para que o produtor seja capaz de se organizar e, assim, adquirir insumos a menores custos e comercializar a safra a maiores preços”, afirma o secretário.

Durante visita ao município de Junqueirópolis, o secretário visita a Associação de Produtores Rurais local, que é um exemplo no trabalho cooperativo. Os associados, na sua maioria produtores de acerola, com financiamentos através de linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – FEAP, órgão da Secretaria, adquiriram câmaras frias e, hoje, agregam valor a fruta. Junqueirópolis é um dos maiores produtores de acerola do estado de São Paulo.

Na mesmo município, na microbacia do Córrego Colibri, secretário faz vistoria nas obras de recuperação e adequação de estrada. Em todo o estado de São Paulo, o projeto recupera 378,58 km de estradas rurais em municípios onde produtores participam do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. Estes trechos que variam entre 3 e mais de 5 km são recuperados conforme tecnologia desenvolvida pela Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, também da Secretaria de Agricultura, dentro dos critérios de recuperação de leito e perenização. Muitos deles já em fase final. Os trechos estão espalhados em 93 microbacias de diferentes municípios, beneficiando mais de 7 mil produtores rurais.

O Programa de Microbacias está presente em 471 municípios, em 768 microbacias, e já beneficiou mais de 50 mil agricultores, através de subvenções econômicas para aquisição de equipamentos agrícolas, repasse de máquinas de plantio direto a Associações de Produtores, mudas e sementes para a restauração de mata ciliar e combate à erosão.

Agenda:

  • 11 horas – entrega de kits de informática
    Local: Recinto de exposições da Fapidra
    Av. Euclides Chacon Couto, s/nº (próximo à Rodovia João Ribeiro de Barros)

  • 14 horas – visita ao município de Junqueirópolis
    Associação dos Produtores Rurais – Microbacia do Córrego Colibri

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

    C.C.