Agricultura: Assentamentos do Itesp recebem kits de irrigação por gotejamento

Grupo de Sistemas Produtivos do Itesp está promovendo 'Dia de Campo' para orientar sobre o uso dos kits

qui, 23/10/2003 - 13h36 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Itesp


A Fundação Instituto de Terras (Itesp), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania está entregando, desde segunda-feira (20), kits de irrigação para trabalhadores rurais. Os contemplados são moradores de assentamentos das regiões do Pontal do Paranapanema, Andradina e comunidades quilombolas do município de Eldorado.

Os kits integram o projeto de irrigação por gotejamento, criado em 2003 pelo Programa de Adequação Tecnológica do Itesp. O sistema de distribuição de água é apresentado em três modelos, para propriedades de 500, mil e dois mil metros quadrados e destina-se à agricultura familiar. Foram comprados 59 kits que estão sendo entregues nos Grupos Técnicos de Campos (GTCs).

Os equipamentos são de fácil instalação e uso. O Grupo de Sistemas Produtivos do Itesp está promovendo eventos denominados “Dia de Campo” nos GTCs. Nos encontros os trabalhadores rurais recebem orientações sobre procedimentos, alternativas de uso, cuidados necessários para a manutenção. As informações são transmitidas em parceria pelos técnicos do Itesp e a empresa fabricante do material.

No dia 20, o “Dia de Campo” foi realizado no assentamento Ribeirão Bonito, em Teodoro Sampaio; na terça-feira (21), a demonstração foi no assentamento Santana, em Mirante do Paranapanema; na quarta-feira (22), no assentamento Tupanciretã, em Presidente Venceslau; em Andradina, a demonstração será realizada hoje (23) e, em Eldorado, no dia 30. Na última semana, foram entregues kits em Araras e Sorocaba.