Agricultura: APTA realiza primeira fase do concurso para pesquisadores

Contratação representará um incremento de 60,7% no número atual de profissionais dos quadros do órgão

seg, 15/12/2003 - 10h36 | Do Portal do Governo

Candidatos inscritos no concurso para pesquisadores da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, já estão passando pela primeira fase de seleção.

As provas escritas, iniciadas na última quarta-feira, vão até o dia 18 e a divulgação das notas está marcada para o dia 20 de janeiro. Os aprovados vão passar por uma prova oral, que será realizada entre 25 de janeiro e 28 de fevereiro. O resultado final sai em meados de março.

São 2.792 candidatos para 382 vagas de pesquisadores científicos voltados para três áreas: 30 para profissionais que atuarão em pesquisas avançadas, 176 para pesquisadores iniciantes (nível 1) e outras 176 para os Institutos de Pesquisas. Os salários iniciais são de R$ 1,4 mil para os pesquisadores de nível 1 e dos institutos e R$ 2,6 mil para os profissionais de grande especialização. O índice de abstenção nos dois primeiros dias de prova foi de cerca de 10%.

Os pesquisadores iniciantes irão atuar nos 15 Pólos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios em sete áreas principais: Fitotecnia, Zootecnia, Sanidade Animal, Sanidade Vegetal, Economia, Agregação de Valor e Piscicultura. No caso dos Institutos de Pesquisas, são 61 áreas de conhecimento: 16 no IAC (Instituto Agronômico de Campinas), sete no IB (Instituto Biológico), quatro no IEA (Instituto de Economia Agrícola), 13 no IP (Instituto de Pesca), oito áreas no ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e 13 no IZ (Instituto de Zootecnia).

O calendário das provas escritas foi definido com base nas áreas de atuação. Na quarta-feira, foram avaliados os candidatos das áreas do ITAL e IEA, na quinta os das áreas de Economia e Agregação de Valor. Na próxima segunda será a vez dos inscritos para as áreas de Fitotecnia e Sanidade Vegetal dos pólos; na terça passarão pela prova os candidatos para as áreas do IAC e de Sanidade Vegetal do IB. Na quarta-feira serão as áreas de Zootecnia e Sanidade Animal dos pólos e na sexta as áreas do IZ, IP e sanidade animal do IB.

A contratação dos 382 pesquisadores representa um incremento de 60,7% no número atual de profissionais dos quadros da APTA, que são 629 pesquisadores. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, esse é um dos mais importantes concursos públicos abertos porque “a pesquisa é hoje um dos fatores primordiais para o desenvolvimento e desempenho dos agronegócios”.

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)