Agricultura: Antecipada campanha de vacinação contra aftosa em São Paulo

Eventos agropecuários estão suspensos no Estado

qua, 26/10/2005 - 8h42 | Do Portal do Governo

São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, antecipa a campanha de vacinação contra a febre aftosa a partir desta quarta-feira, dia 26, em todo o Estado. Todos os pecuaristas poderão iniciar a imunização e devem fazê-la até o dia 30 de novembro como previsto no calendário estadual.

A 2ª etapa deveria começar em 1º de novembro, entretanto com o aparecimento da doença no Mato Grosso do Sul e suspeita no Paraná ( estados vizinhos), São Paulo toma medida preventiva.

Outra ação válida a partir desta quarta é a suspensão de eventos com aglomeração de animais susceptíveis a doença, caso de bovinos, suínos, bubalinos, ovinos e caprinos.

Esta segunda medida, segundo avaliação técnica da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria, é também uma ação preventiva, pois quanto menor a concentração de animais, mais baixa são as possibilidades de transmissão da doença. “São duas medidas necessárias. Estamos tomando todos os cuidados sanitários para evitarmos o aparecimento da doença”, afirma o secretário de agricultura, Duarte Nogueira.

Além destas ações, São Paulo faz um trabalho de rastreamento e monitoramento de todo o rebanho de bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos que vieram do Paraná no mês de outubro. Também foram criados corredores sanitários na divisa dos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

C.C.