Agricultura: Alta de 2,62% na segunda quadrissemana de outubro

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola (IEA)

seg, 18/10/2004 - 19h00 | Do Portal do Governo

Com ganho de 1,64 ponto percentual em relação à semana anterior, os preços agrícolas subiram 2,62%, na segunda quadrissemana de outubro. É a maior alta registrada pelo IPR (Índice de preços recebidos pelos produtores) desde o mês de agosto, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o índice manteve o crescimento em função da elevação dos preços dos produtos de origem vegetal e da cotação internacional de algumas commodities, como café, suco de laranja e açúcar.

Segundo os pesquisadores do IEA, o grupo dos produtos de origem vegetal apresentou crescimento de 3% mesmo com a redução nas cotações de olerícolas. Em relação aos produtos de origem animal, o aumento nas cotações de aves e suínos, reforçado pela menores quedas nos preços de boi e ovos, elevou em 1,95% o preço do grupo. O resultado foi a alta de 2,62% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, oito apresentaram crescimento nos preços (amendoim, batata, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, aves e suínos), enquanto nove tiveram reduções (algodão, banana, cebola, milho, soja, tomate, trigo, boi e ovos).

Entre as altas, destaque para o feijão, que subiu, nesta segunda quadrissemana, 42,59%. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a cebola, que registrou queda de 46,15%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na segunda quadrissemana de outubro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.