Agricultura: Agronegócio é tema no III São Paulo ExportAÇÃO

Evento faz parte do programa São Paulo Competitivo

seg, 15/08/2005 - 10h50 | Do Portal do Governo

O III São Paulo ExportAÇÃO acontece nesta segunda-feira, dia 15, a partir das 9 horas no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista. O tema central é Comércio Exterior e Competividade, mostrando as políticas de comércio exterior do governo paulista dentro do programa “São Paulo Competitivo”, implementado pelo Governador Geraldo Alckmin para a geração de trabalho e renda – prioridade número um do governo paulista. Governador participa do encerramento do Fórum.

Com o programa, o objetivo é aumentar em 50% as exportações do Estado em quatro anos. São Paulo é o Estado com maior participação na pauta de exportações brasileiras e se destaca por uma planilha diversificada, que inclui produtos com alto valor agregado, como aeronaves, automóveis e máquinas e equipamentos eletrônicos, e produtos do agronegócio. Para sistematizar as ações de incremento às atividades de comércio exterior de bens e serviços, o Governo do Estado criou o CERICEX – Conselho Estadual de Comércio Exterior e Relações Internacionais, da qual a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Para se ter uma idéia da importância do agronegócio para São Paulo, neste primeiro semestre, as exportações paulistas do setor alcançaram a marca de US$ 5,50 bilhões e o nosso superávit ficou em US$ 3,83 bilhões, 31,6% maior que o primeiro semestre de 2004. “Ao observamos os gráficos da balança comercial paulista, percebemos que o agronegócio é o grande responsável pelos sucessivos superávits nos últimos anos”, afirma o secretário Nogueira. Durante sua palestra , às 15h30, “Agronegócios: Competividade Global e Criação de renda”, no painel IV – Competividade Internacional: Fator de desenvolvimento interno , o secretário mostra o crescimento brasileiro na fatia do mercado internacional agrícola, os nossos gargalos e a influência do câmbio nas nossas exportações.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura

J.C.