Agentes de escolta e vigilância penitenciária substituem policiais militares em Taubaté

Região vai ganhar 104 policiais militares nas ruas para o policiamento ostensivo e preventivo

sáb, 15/03/2003 - 16h29 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou no início da tarde deste sábado, dia 15, em Taubaté, do ato de substituição de policiais militares por agentes de escolta e vigilância penitenciária (guardas de muralha).

A medida possibilitará que 81 PMs deixem de realizar a vigilância das muralhas e voltem para o policiamento das ruas. Serão integrados 45 agentes no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté, 30 na Penitenciária Feminina de Tremembé, 51 na Penitenciária I de Tremembé e 45 na Penitenciária II de Tremembé.

No total, serão 171 guardas de muralha para a região. Alckmin também entregou duas viaturas do tipo Land Rover para a Patrulha Rural do município.

Além do CDP de Taubaté, o Carandiru, o Complexo Penitenciário Campinas/ Hortolândia e a Cadeia de Franco da Rocha já receberam agentes treinados pela Escola de Administração Penitenciária.

‘Até o dia 12 de abril o Estado de São Paulo vai receber o total de 4 mil agentes especiais de vigilância e 3.804 policiais militares vão para as ruas’, afirmou o governador. Ele informou que 196 policiais militares serão mantidos em algumas unidades prisionais e que isto faz parte do Projeto de Segurança Pública do Estado.

No Vale do Paraíba são 250 agentes especiais de vigilância que substituem os policiais militares que estavam fazendo a guarda de muralha no Vale do Paraíba. ‘A região vai ganhar 104 policiais militares nas ruas para o policiamento ostensivo e preventivo’, declarou Alckmin.

O governador lembrou que em Taubaté não há nenhum preso em cadeia ou distrito, estão todos nos CDPs. Durante a cerimônia de substituição dos PMs pelos agentes, Alckmin autorizou a construção de 630 apartamentos pelo Programa Empreitada Global da CDHU, que serão erguidos no distrito de Quiririm. Também foi autorizada a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Estadual Amador Bueno da Veiga, em Taubate, no valor de 40 mil reais.

Cintia Cury