Aeroportos de Guarulhos e Viracopos vão dobrar capacidade de passageiros e cargas

Estado e Infraero devem assinar convênios que permitirão ampliações

ter, 14/08/2001 - 15h35 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu, nesta terça-feira, dia 14, no Palácio dos Bandeirantes, o presidente da Infraero, Fernando Perrone, para acertar detalhes referentes a assinatura de convênios para desapropriação de áreas próximas aos aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo. As desapropriações serão necessárias para a realização de obras de ampliação e melhoria dos dois aeroportos.

De acordo com o secretário estadual dos Transportes, Michael Paul Zeitlin, dentro de aproximadamente dez dias o Governo de São Paulo e a Infraero devem assinar os convênios que permitirão ao Estado decretar como de ‘utilidade pública’ as áreas necessárias às ampliações. ‘A Infraero vai entrar com os recursos e o Estado de São Paulo entra com a responsabilidade pelo decreto de desapropriação. O Estado também está ajudando a Infraero nos aspectos jurídicos e legais relativos a essas desapropriações’, afirmou Perrone. ‘Os municípios também entram, porque, uma vez feita a desapropriação, existe a necessidade de remanejamento das pessoas que moravam nessas áreas’.

Em Campinas, a Infraero vai investir R$ 53 milhões só nas desapropriações. Já em Guarulhos, a previsão é gastar R$ 100 milhões.

Maior terminal de cargas do Brasil e da América do Sul

‘Viracopos deve se transformar num aeroporto concentrador de cargas, não só para o Brasil mas para toda a América do Sul’, prevê Perrone. Além da desapropriação, a Infraero deve investir mais R$ 70 milhões nas obras de ampliação. ‘Com investimentos totais da ordem de R$ 123 milhões, vamos deixar o aeroporto de Viracopos em condições de operar cargas e ampliar bastante o volume de passageiros’, afirmou. Algumas obras, como ampliação do pátio e do terminal de cargas, já estão em andamento. A expansão da pista deve ser iniciada até o fim deste ano, com prazo de término previsto para dois anos.

O terminal de passageiros, que tem capacidade para receber 700 mil pessoas ao ano, poderá atender anualmente 1,5 milhão de passageiros. Mas, para o presidente da Infraero, a quantidade de passageiros em Viracopos ainda é relativamente pequena, pois atualmente a vocação do aeroporto é a área de cargas. ‘Viracopos é um aeroporto que cresce pela própria vitalidade econômica do País e, principalmente, da região polarizada por Campinas’, disse Perrone.

Essas obras também devem contribuir, a longo prazo, para o equacionamento do tráfego aéreo de São Paulo. ‘A medida que o número de vôos em Campinas aumenta, no futuro, Viracopos vai funcionar como uma espécie de dique para os aeroportos da Grande São Paulo’, disse Perrone. ‘Grande parte da população que vive no Interior de São Paulo tem um nível de renda muito alto e viaja muito. Então, se você tem um aeroporto confortável funcionando bem em Campinas, você vai ter grande parte da população do Interior que deixará de vir a Congonhas e Guarulhos para tomar avião’.

Guarulhos dobrará capacidade

O aeroporto Internacional de Guarulhos, que tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano, terá sua capacidade praticamente dobrada. Com as desapropriações, será possível a construção da terceira pista. Além disso, os terminais 1 e 2 estão sendo ampliados e será construído o terceiro terminal. Tudo isso possibilitará que Guarulhos receba até 29 milhões de passageiros anualmente.

Até o fim deste ano, a obra do terceiro terminal será licitada e, em seguida, a da terceira pista. Só nessas obras a Infraero deve investir cerca de R$ 1 bilhão. O prazo previsto para finalização da terceira pista e do Terminal 3 é de três a quatro anos.
‘A construção da terceira pista aumenta não só a capacidade do movimento de aeronaves, que vai trazer parte desses passageiros novos, como também vai servir como uma forma de gestão mais inteligente de todo o espaço aéreo de São Paulo. Ou seja, Guarulhos com a terceira pista pode ser uma alternativa para o congestionamento de Congonhas’, destacou Perrone.

‘Esses aeroportos vão conviver com obras eternamente até atingir a capacidade máxima desses sítios aeroportuários, porque São Paulo cresce muito, a aviação no Brasil cresce muito, especialmente em São Paulo’, afirmou o presidente da Infraero. Para se ter uma idéia, o volume de passageiros no País vem crescendo em aproximadamente 8% ao ano, o dobro da média mundial.

Também participaram da reunião o secretário estadual de Esportes e Turismo, Marcos Arbaitman, e o superintendente do Departamento Aeroviário do Estado e São Paulo (Daesp), Dario Rais Lopes.

Cíntia Cury


Fotos c/b/a – Encontro reuniu o presidente da Infraero, Fernando Perrone e o secretário estadual dos Transportes, Michael Paul Zeitlin