Adolpho Melfi toma posse como novo reitor da USP

nd

sex, 23/11/2001 - 21h04 | Do Portal do Governo


‘Pela primeira vez, além dos recursos de lei – os 9,57% do ICMS para uso da USP, Unesp e Unicamp – colocamos na proposta orçamentária de 2002, mais R$ 50 milhões de reais para podermos ampliar mais rapidamente a oferta de vagas nas nossas Universidades gratuitas’, disse o governador Geraldo Alckmin durante a posse nesta sexta-feira, dia 23, do novo reitor da USP, Adolpho José Melfi, no Anfiteatro da Cidade Universitária.

Alckmin acrescentou que em média, as universidades, nos últimos 12 anos, abriram 200 vagas a mais por ano no vestibular. ‘Este ano estamos abrindo 1082 vagas, e poderemos chegar a mais 3000 vagas até 2003, sem perder a qualidade.’ Lembrou ainda que esteve em São Carlos nesta quinta-feira, dia 22, estão sendo criadas 40 vagas do curso de Engenharia Aeronáutica da USP e onde será criado um segundo campus da Universidade USP São Carlos.

O novo reitor é geólogo, formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Em 1960, obteve o título de Doutor em Ciência, por esta mesma faculdade, em 1967, e o de Livre Docente pelo Instituto de Geociências, em 1972.

Com 37 anos de experiência acadêmica, científica e administrativa da USP, Melfi assegura que três princípios nortearão sua gestão na universidade: compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade; exercício de uma gestão participativa e transparente; e inserção da universidade na sociedade, por meio da participação ativa nas grandes questões nacionais.