Adolescentes do Projeto Guri discutem educação e meio ambiente em sessão especial da ONU

Documento que estabelece metas mundiais para a infância nos próximos dez anos será finalizado hoje

sex, 10/05/2002 - 14h36 | Do Portal do Governo


As duas meninas participantes do Projeto Guri que representaram o Brasil na Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em Favor da Infância chegaram de Nova Iorque na manhã desta sexta-feira, dia 10. Elas vieram direto do aeroporto para o Palácio dos Bandeirantes, onde foram recebidas pelo governador Geraldo Alckmin. Elaine Cristina Mathias de Paula e Duane Egle Santos, ambas com 17 anos, debateram questões ligadas à criança e ao adolescente no mundo.

‘Nós ficamos no grupo da América Latina. Escolhemos, entre os oito temas propostos, aquele que achamos mais interessante e nos dividimos em subgrupos. Todos os subgrupos que discutiam o mesmo tema se juntaram para o debate. Cada tema foi discutido por um grupo de 20 pessoas, formado por subgrupos de diversas partes do mundo’, explicou Duane, que escolheu o tema ‘Meio Ambiente’.

Já Elaine, optou por ‘Educação’. Tema que, na opinião da adolescente, enfrenta problemas parecidos no Brasil e na América Latina. Para ela, o ponto comum é que as escolas não oferecem atividades atraentes para que as crianças se interessem.

‘No Brasil, o Governo está investindo em Educação, mas acho que a preocupação está muito voltada para as crianças que estão começando. É claro que tem de ter um alicerce, mas para nós, que estamos terminando o Ensino Médio, já fica mais difícil. Acho que, para mim, vai ser complicado entrar na faculdade. Nos outros países da América Latina, os jovens contaram também que as escolas ficam muito distantes’, afirmou.

Elaine fez questão de destacar que as discussões sobre o tema não ficaram restritas à escola. ‘Nós abordamos a educação em geral. A população precisa se conscientizar porque, com isso, se diminui a violência e há mais interesse em buscar a qualificação profissional e o emprego. Falamos também sobre a ocupação mental, que é uma forma de educar, como é o caso do Projeto Guri’, enfatizou.

Entre as propostas definidas pelo grupo para compor documento que será finalizado nesta sexta-feira fixando as metas que os países participantes devem alcançar nos próximos dez anos, o grupo do qual Elaine participou sugeriu a construção de novos estabelecimentos de ensino, mais investimentos no Ensino Médio e, principalmente, reciclagem para os professores. ‘Os mestres deveriam ser mais treinados para chamar a atenção do aluno, para tornar a aula produtiva’, disse.

No grupo que discutiu ‘Meio Ambiente’, os principais assuntos, de acordo com Duane, foram a poluição do ar e da água. “A questão da água já é bem polêmica, não só no nosso país, mas no mundo inteiro”, lembrou.

Na opinião de Duane, a contaminação de rios, a quantidade de poluentes no ar e o desmatamento são problemas comuns em todo o mundo, o que muda é o cumprimento ou não das leis vigentes em cada país. “O tema Meio Ambiente depende da conscientização da população. Não é só uma responsabilidade dos Governos”, destacou.

Mais reciclagem de lixo, a construção de novos aterros, campanhas de conscientização e, principalmente, educar as crianças desde cedo para a preservação do meio ambiente foram as sugestões do grupo de Duane para as metas que serão definidas hoje na ONU. “Esse é um tema muito ligado à saúde. As pessoas precisam se conscientizar”, disse.

As meninas consideraram a experiência inesquecível. A preocupação, agora, é passar tudo o que viram e discutiram para “o pessoal da escola e do Guri”.

Cíntia Cury

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