Adolescentes da Febem entrevistam o governador Geraldo Alckmin

Encontro foi realzado no Palácio dos Bandeirantes

qui, 02/06/2005 - 17h26 | Do Portal do Governo


Internos da Febem de Itaquaquecetuba tiveram a oportunidade de entrevistar o governador Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira, dia 2, no Palácio dos Bandeirantes. Essa é mais uma etapa de uma série de entrevistas que estão sendo realizadas para a produção do documentário “Sem Protocolo”, que faz parte de oito documentários realizados pelo projeto Ligue Vídeo. “Fico muito feliz em poder participar deste trabalho. Acho que esse é o caminho”, comentou o governador.

Alckmin informou que a unidade de Itaquaquecetuba é um modelo da nova Febem. “A unidade abriga apenas 33 jovens daquela região. Além do ensino formal, os adolescentes contam com o ensino profissionalizante, como o projeto Ligue Vídeo, que capacita para a área da televisão, cinema, teatro e rádio”, disse. Ele também ressaltou a importância das cooperativas de trabalho, onde os adolescentes desenvolvem atividades que geram renda.

Desde o último mês de abril já foram ouvidos vereadores dos municípios de Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, deputados estaduais e o ex-secretário estadual da Justiça, Alexandre de Moraes.

Nessas ocasiões eles têm a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto às atribuições dos políticos, magistrados e também de obter informações sobre projetos voltados à área da juventude, tanto no Estado de São Paulo como em outros estados da federação.

Para a psicóloga da unidade, Maria Aparecida Valota, o projeto Ligue Vídeo eleva a auto-estima dos internos. “Este projeto faz com que eles comecem a acreditar que são capazes de realizar algo”, contou.

O coordenador do projeto, Tony Valente, disse que os adolescentes estão produzindo quatro documentários. “Os internos aprendem cinco linguagens: vídeo-arte, publicidade, animação, documentário e ficção”, disse. Ele informou que existe um projeto de fazer o Circuito Curta-Febem para ser exibido em centros culturais, cinemas ou na própria instituição. “O objetivo é divulgar essa iniciativa e, principalmente, esse potencial que os adolescentes possuem de se expressar através do áudio visual.”

Projeto Ligue Vídeo

Desenvolvido há dois anos no Internato Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo, o projeto Ligue Vídeo visa utilizar a linguagem do vídeo para gerar mudanças no comportamento dos adolescentes e resgatar a auto-estima.

A iniciativa é realizada em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil. Todo o trabalho é feito por adolescentes da Febem de Itaquaquecetuba, supervisionado pelo professor Tony Valente, em conjunto com arte-educadores das oficinas de capoeira, teatro, dança e fotografia, integrados ao Projeto Ligue Vídeo.

Macedo Júnior