Administração Penitenciária: Unidade da Febem se transforma em penitenciária feminina

São 600 vagas disponíveis

qui, 28/08/2003 - 18h03 | Do Portal do Governo

A Penitenciária Feminina de Franco da Rocha, pertencente à Secretaria da Administração Penitenciária, foi inaugurada este mês ocupando o prédio onde funcionava a Unidade 30 da Febem. As 600 vagas disponíveis serão preenchidas pelas presas do Dacar de Pinheiros, onde mais de 30 presas foram transferidas.

O diretor José Lopes da Silva Júnior, há 6 anos funcionário do sistema prisional, traz a experiência adquirida nas penitenciárias de Parelheiros, na Capital e José Parada Neto, em Guarulhos.

O novo presídio de Franco da Rocha é a segunda unidade feminina dirigida por um homem.

Unidades prisionais

Com a Penitenciária Feminina de Franco da Rocha, a Secretaria da Administração Penitenciária passa a ter 117 estabelecimentos para abrigar os seus quase 95 mil detentos. Desse total, aproximadamente 2,6 mil são mulheres.

Existem mais oito unidades femininas: Penitenciária Feminina da Capital, Penitenciária Feminina do Tatuapé, do Butantã, Centro de Atendimento à Mulher Presa, em São Paulo; Penitenciária Feminina de Tremembé; Centro de Ressocialização de São José dos Campos, Centro de Ressocialização de Rio Claro e Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto. Também existem mulheres presas em Taubaté e nos Hospitais Psiquiátricos I e II de Franco da Rocha.

Da Agência Imprensa Oficial/Regina Amábile /L.S.