Administração Penitenciária: Unidade 30 da Febem se transforma em penitenciária feminina

Governo do Estado de São Paulo entregou nesta quinta-feira, dia 14, o presídio

qui, 14/08/2003 - 13h41 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta quinta-feira, dia 14, a Penitenciária Feminina de Franco da Rocha, localizada na rua Marcus Vinícius D. Góes, s/nº, em solenidade que contou com a presença do secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa. Nesse prédio funcionava a Unidade 30 da Febem que o decreto nº 48.002, de 7/8/03, assinado pelo governador do Geraldo Alckmin, transformou em penitenciária feminina, sob a responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária.

A unidade tem capacidade para 600 vagas que serão paulatinamente preenchidas pelas presas do Dacar de Pinheiros. As primeiras chegam na próxima segunda- feira.

A Secretaria da Administração Penitenciária tem hoje 116 unidades prisionais. Com a Penitenciária Feminina de Franco da Rocha a SAP passa a ter 117 estabelecimentos para abrigar os seus 94.517 detentos (dados de 12/8). Desse total 2.639 são mulheres.

Para mulheres, a SAP tem oito unidades: Penitenciária Feminina da Capital (com 571 detentas), Penitenciária Feminina do Tatuapé (582), do Butantã (546), Centro de Atendimento à Mulher Presa (33), em São Paulo; Penitenciária Feminina de Tremembé (185); Centro de Ressocialização de São José dos Campos (155) e Centro de Ressocialização de Rio Claro (115) e Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto (339). Com a PF de Franco da Rocha a SAP passa a ter nove unidades exclusivas para mulheres. Além dessas, há mulheres presas em Taubaté e nos Hospitais Psiquiátricos I e II de Franco da Rocha.

Essa será a segunda unidade feminina dirigida por um homem. O diretor José Lopes da Silva Júnior – que há 6 anos é funcionário do sistema prisional – traz para a Penitenciária Feminina de Franco da Rocha a experiência adquirida nas penitenciárias de Parelheiros (Capital) e José Parada Neto (Guarulhos).