Administração Penitenciária: Secretaria premia os destaques do ano

Evento foi realizado em Sorocaba

seg, 01/12/2003 - 19h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária premiou os bons resultados obtidos durante o ano de 2003, reunindo cerca de 900 pessoas no último dia 28, no III Encontro de Dirigentes e I Premiação ‘Destaque do Ano’, realizado no Clube de Campo de Sorocaba.

Durante o evento as 26 mulheres que dirigem unidades prisionais no Estado de São Paulo prestaram homenagens ao secretário e aos coordenadores que confiam no trabalho que elas realizam nos presídios. A grande maioria dirige unidades com população masculina.

Com as presenças do secretário Nagashi Furukawa, secretário-adjunto José Carneiro de Campos Rolim Neto, chefe de gabinete Neiva Aparecida Doretto, ouvidor Pedro Armando Egydio Carvalho e coordenadores Perci de Souza, Antonio Paulo Veronezi, Carlos Augusto Panucci, Carlos Alberto Corade, João Batista Paschoal e Maria Eli Colloca Bruno, a SAP homenageou as unidades e pessoas que se destacaram nas atividades relacionadas à administração penitenciária.

Pela primeira vez foram entregues troféus ‘Destaque do Ano’.

Confira os premiados:

– Ouvidor da Secretaria da Administração Penitenciária, Pedro Armando Egydio de Carvalho, em reconhecimento pelo trabalho intelectual e pelo convencimento dos membros do Senado Federal na mudança da LEP;

– Diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Clayton Alfredo Nunes, em reconhecimento pelo trabalho realizado na Corregedoria Administrativa e na Chefia de Gabinete da SAP, atividades que lhe deram o credenciamento à indicação de diretor do Depen junto ao Ministério da Justiça.

– Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes. O diretor gral do CRP de Presidente Bernardes, Antonio Sergio de Oliveira recebeu o troféu ‘Destaque do Ano’, em nome de todos os funcionários, porque o CRP é a unidade que abriga os presos de mais repercussão na mídia e na sociedade. A segurança máxima de Presidente Bernardes ganhou fama e é citada como exemplo em todo o território nacional.

– Grupo de Intervenção Rápida do Centro de Detenção Provisória de Sorocaba e quem recebeu foi Márcio Coutinho, linha de frente nas ações do GIR, único formado e treinado para tal finalidade nas 117 unidades prisionais do Estado.

– Penitenciária II ‘Dr. José Augusto César Salgado’, de Tremembé (antigo IRT). Quem recebeu o troféu foi a diretora geral Claudionéia Aparecida Veloso Santos, representando todas as mulheres que dirigem unidades prisionais do sistema penitenciário. A penitenciária foi escolhida porque é uma unidade com características especiais e recebeu os presos com problemas de convívio nos demais estabelecimentos do sistema oriundos do extinto Centro de Observação Criminológica. Além disso, assim como fizeram quase todos os demais diretores, a direção da PII melhorou o ambiente físico e humano da unidade.

– Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária e quem recebeu foi o diretor dos AEVPs do Presídio Adriano Marrey (PII de Guarulhos), Ademilson Torres da Silva, representando todos os AVEPs do Estado que têm impedido fugas e resgates e é a mais nova categoria a integrar a família SAP.

– Penitenciária ‘Orlando Brando Filinto’, de Iaras, e quem recebeu, em nome dos funcionários, foi o diretor geral Roberto Medina. A penitenciária recebeu o troféu ‘Destaque do Ano’ porque em uma unidade difícil foi desenvolvida atividade diferenciada na qual os presos têm contato com peixes, capivaras, emas, galinhas, patos, bois, carneiros para que a auto-estima seja trabalhada enquanto se aguarda a liberdade.

– Departamento de Controle e Execução Penal. O diretor do Dcep, Marco Antonio Peres, recebeu o troféu pela implantação do Sistema Gerencial de Remoção de Presos.

– A coordenadora de Saúde da SAP, Maria Eli Colloca Bruno, recebeu o troféu pela conquista da portaria conjunta com o Ministério da Saúde que permitiu o repasse da verba do SUS para os municípios que têm unidades prisionais.

– Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel. A diretora executiva da Funap, Berenice Maria Gianella, recebeu o troféu pela iniciativa, realização e competência do Censo Penitenciário do Estado de São Paulo.

– Departamento de Recursos Humanos da SAP quem recebe é a Diretora Leoneida Modesto de Abreu. O DRHU executou concurso para preenchimento de cargos em várias classes, em 2001 e 2002, com 72 mil inscritos e 47 mil aprovados para ocupar o quadro funcional das 11 unidades construídas para o Programa de Desativação da Casa de Detenção de São Paulo. Participou da elaboração da Lei Complementar nº 898/2001, que instituiu a classe de AEVPs e que criou 4 mil novos cargos. Seus 35 servidores trabalharam para o provimento desses cargos com 42.600 inscritos 6 mil aprovados.

– Escola de Administração Penitenciária. Quem recebeu o troféu foi o diretor Francisco de Assis Santana. A EAP se destacou pelo trabalho de formação e reciclagem que realiza com os funcionários do sistema prisional.

– Centro de Detenção Provisória ‘Joaquim Fonseca Lopes’, de Parelheiros e quem recebeu foi o diretor Gregório Kirikian. O diretor do CDP de Parelheiros representou os 22 diretores e funcionários de CDPs do sistema prisional que têm – com presos em capacidade duplicada e apesar das dificuldades – mantido os provisórios em suas unidades de forma mais digna e humana. Parelheiros é uma unidade nova e na época da inauguração (16 de outubro de 2002) a situação era complicada tanto pela localização quanto pelas condições materiais. Em um ano foi estruturado pelos funcionários e hoje é a única unidade prisional do Estado a ter um lábaro ostentado.

– Centro de Ressocialização de Bragança Paulista e quem recebeu o troféu, representando todos os diretores, funcionários e ONGs dos Centros de Ressocialização, foram o diretor geral, Marcos Ibanhez Bertuchi e o presidente da APAC de Bragança Paulista, Márcio Michelan. Bragança Paulista foi o primeiro CR e serviu de modelo para as outras 15 unidades do modelo. Até hoje as condições físicas não são as adequadas e mesmo assim é referência para as demais.

Da Secretaria da Administração Penitenciária

M.J.