Administração Penitenciária: Secretaria inaugura hoje CDP de Franco da Rocha

Nova unidade terá capacidade para 864 presos provisórios e funcionará no antigo prédio da Febem

sex, 22/10/2004 - 11h10 | Do Portal do Governo

O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, inaugura na manhã desta sexta-feira, dia 22, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Franco da Rocha (Rua Marcos Vinicius de Góes, s/n, Parque Industrial). A nova unidade terá capacidade para 864 presos provisórios e funcionará no antigo prédio da Febem, que foi reformado e adequado para abrigar um CDP.

A obra foi executada pela Engetal Engenharia e Construções Ltda. ao custo de R$ 1.552.009,80. As medidas de segurança da dessa unidade incluem detector de metais e cabos de aço instalados no pátio de sol.

Com a inauguração do CDP de Franco da Rocha, o Estado passa a ter 28 unidades prisionais específicas para abrigar os presos que aguardam julgamento, além de um Anexo de Detenção Provisória em Araraquara. Com essa inauguração, a SAP passa a administrar 128 estabelecimentos, que abrigam 107.179 presos. Desse total, 29.513 são presos provisórios.

O novo CDP receberá os presos de Franco da Rocha que estão nas cadeias públicas de Cajamar e Francisco Morato, aliviando a população carcerária dessas unidades. Após essas transferências, passa a receber presos da Capital.

Depois de ver concretizado o esvaziamento da Casa de Detenção, o Governo estadual passou para a segunda etapa no propósito de colocar os presos em locais adequados. Nesse segundo momento, os esforços estão concentrados na desativação das carceragens dos distritos policiais da Capital. Até meados do próximo ano, os presos das carceragens da Capital passarão da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria de Administração Penitenciária.

Da Assessoria de Imprensa da secretário da Administração Penitenciária