Administração Penitenciária: São José dos Campos terá Centro de Ressocialização feminino

Convênio para a implantação da unidade será assinado hoje

sex, 24/05/2002 - 14h01 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária, vai instalar um Centro de Ressocialização (CR) feminino em São José dos Campos. O convênio para a implantação da unidade será assinado nesta sexta-feira, dia 24, às 16 horas, pelo secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, com a Associação de Proteção e Amparo ao Condenado (APAC).

Este modelo de unidade vem apresentando excelentes resultados no sistema prisional do Estado. O CR de São José dos Campos, que abrigará mulheres, funcionará em prédio reformado pela Empresa Tarumã Engenharia Ltda. As obras, iniciadas em dezembro da ano passado, devem estar concluídas em 30 de junho.

Os CRs construídos têm capacidade para 210 vagas e os adaptados – como é o caso de São José dos Campos – abrigam 150. Já há onze unidades em funcionamento. Os CRs são mistos, isto é abrigam presos do regime fechado, semi-aberto e provisórios. Uma das grandes vantagens desse modelo é a redução de 40% do valor do custeio e a participação efetiva da comunidade, do Poder Judiciário, do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil.

Para o secretário Nagashi Furukawa, que trouxe para os Centros de Ressocialiação a experiência e o sucesso obtidos na APAC de Bragança Paulista, modelo copiado por vários países, essas unidades oferecem condições adequadas ao cumprimento da pena e à reintegração do preso à sociedade. O projeto dos CRs envolve mudanças e quebras de tabus nos cumprimentos de pena, sem a necessidade de os condenados ficarem em penitenciárias de segurança máxima.

Dia: sexta-feira, 24 de maio de 2002
Horário: 16 horas
Local: APAC – Associação de Proteção e Amparo ao Condenado, Travessa Francisco Almada, 81 – São José dos Campos