Administração Penitenciária: Rio Claro terá Centro de Ressocialização Masculino

Unidade que será inaugurado na próximoa sexta-feira será o 20º do Estado

ter, 21/09/2004 - 21h34 | Do Portal do Governo

O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, inaugura nesta sexta-feira, dia 24, o Centro de Ressocialização Masculino (CR) de Rio Claro “Dr. Luis Gonzaga de Arruda Campos”

Será a 123ª unidade prisional do Estado e a 20ª nos moldes dos CRs – prisões que abrigam menos presos a custo menor que nos estabelecimentos convencionais. A cidade já conta com um CR Feminino, com capacidade para 210 reeducandas – atualmente, está com 116.

O CR Masculino de Rio Claro, com capacidade de 210 vagas, foi construído pela Engelétrica Projetos e Construções Civis Ltda. ao custo de R$ 4.657.118,41.

Os Centros de Ressocialização recebem presos dos regimes fechado, semi-aberto e provisório. Um preso em uma unidade convencional custa ao Estado R$ 671,70. Nos CRs, a manutenção de cada reeducando não ultrapassa 2/3 dessa quantia.

Em breve, o novo CR começa a receber presos de Analândia, Corumbataí, Santa Gertrudes, Ipeúna, Torrinha e Brotas, municípios onde não há cadeias públicas, e Itirapina, que não conta com unidade específica para presos provisórios, além de presos da cidade.
A parceria inédita entre a Secretaria da Administração Penitenciária e as ONGs está alterando de forma positiva os dados do sistema prisional no Estado de São Paulo: nos CRs o índice de reincidência é baixíssimo e são mínimas as ocorrências de fugas, sem contar a economia aos cofres públicos na manutenção do reeducando se comparada ao custo de um preso que habita uma unidade comum.

O modelo de administração também é diferenciado: além da participação efetiva da comunidade, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, na administração compartilhada cabe à ONG proporcionar aos reeducandos todas as formas de assistência (material, educacional, social, psicológica, saúde, jurídica, religiosa e trabalho). Ao Estado cabe a manutenção da segurança e da disciplina na unidade.

Data: sexta-feira, dia 24
Horário: 10 horas
Local: Rua 30 NR, s/nº, Jardim Nova Rio Claro.

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária
C.A.