Administração Penitenciária : Presídios de Pirajuí recebem 110 agentes de escolta

Novos agentes substituem policiais militares nesta terça-feira, dia 1º

ter, 01/04/2003 - 10h41 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da SAP


A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária substitui na manhã desta terça-feira, dia 1º, 110 guardas policiais por agentes de escolta e vigilância nas penitenciárias I e II de Pirajuí. O complexo I está recebendo 60 e o II, 50 agentes, para fiscalizar as muralhas. Os complexos prisionais estão localizados no km 6 da estrada vicinal Prefeito Aníbal Haman, próximo ao município, na região noroeste do Estado.

A solenidade conta com as participações do governador Geraldo Alckmin e dos secretários Nagashi Furukawa, da Administração Penitenciária, e Saulo de Castro Abreu Filho, da Segurança Pública. Amanhã, às 11 horas, o presídio Nestor Canoa, de Mirandópolis, também receberá novos agentes de escolta e vigilância.

Retorno ao policiamento

A troca dos guardas é o resultado do treinamento teórico e específico ministrado pela Escola de Administração Penitenciária. Quatro mil agentes participaram do curso, que teve carga horária de 225 horas.

A substituição pelos agentes permitirá o retorno às ruas dos policiais militares até então destacados para a guarda dos presídios. A atividade de escolta de presos continuará sob a responsabilidade da Polícia Militar.

Novas atribuições

Os novos agentes terão a incumbência de vigiar as áreas externas e internas das unidades prisionais. Portarão armas de fogo para coibir eventuais tentativas de fugas e rádiotransmissores para comunicação instantânea. Os profissionais estão aptos a impedir o lançamento de objetos em áreas limítrofes dos presídios, e inspecionar o solo para detectar perfurações estranhas, que denotem escavação de túneis.

(AM)