Administração Penitenciária: Presidente Prudente recebe Centro de Ressocialização

É o 10º centro instalado no Estado em menos de 6 meses

sex, 22/02/2002 - 10h01 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, com a colaboração do Ministério da Justiça, através da Secretaria da Administração Penitenciária, inaugura nesta sexta-feira, dia 22, às 11 horas, o Centro de Ressocialização de Presidente Prudente (Estrada Vicinal Pioneiro Raimundo Maiolini – Av. Montalvão – Presidente Prudente – São Paulo). O secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Nagashi Furukawa, comparece à inauguração da nova unidade.

Esse é o último Centro de Ressocialização do primeiro grupo (composto por 10 unidades) entregue na atual gestão. Os CRs têm capacidade para 210 presos e, resultante dessas primeiras unidades, foram geradas um total de 2.100 num projeto que envolve mudanças nos cumprimentos de pena, sem a necessidade de os condenados ficarem em penitenciárias de segurança máxima.

O Centro de Ressocialização de Presidente Prudente custou cerca de R$ 3 milhões com parceria entre o Ministério da Justiça e Governo do Estado de São Paulo. Segundo o secretário da Administração Penitenciária, os CRs oferecem condições adequadas ao cumprimento da pena e à ressocialização dos detentos.

Recebem presos de regime fechado, semi-aberto ou ainda presos provisórios. Nagashi Furukawa trouxe para o Centro de Ressocialiação a experiência e o sucesso obtidos na APAC (Associação de Proteção e Amparo ao Condenado) de Brangança Paulista – modelo copiado por vários países.

Desde setembro de 2001 foram inaugurados os seguintes Centros de Ressocialização: Araçatuba, Lins, Avaré, Marília, Sumaré, Limeira, Itapetininga, Araraquara, e Mococa.

Um novo pacote, prevendo a construção de mais sete centros está em fase de licitação. Os novos centros serão em Araras, Mogi Mirim, Rio Claro, São José do Rio Preto, Vitória Brasil, Jaú e Birigui.