Administração Penitenciária: Governo inaugura primeira Ala de Progressão Penitenciária do Interior

Evento acontece na próxima terça-feira, dia 21

sex, 17/08/2001 - 12h48 | Do Portal do Governo

Governo inaugura primeira Ala de Progressão Penitenciária do Interior

Já é bastante conhecido o problema da insuficiência de vagas para o regime semi-aberto, assim como a rejeição que a maior parte das cidades apresenta para esse tipo de estabelecimento prisional. Visando solucionar a questão, o governo do Estado está construindo 18 Alas de Progressão Penitenciária, com capacidade para 108 vagas cada uma, ao lado das penitenciárias já existentes.

Nesta terça-feira, 21/8, às 9 horas da manhã, o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, inaugura a primeira Ala de Progressão Penitenciária do Interior, em Casa Branca. Em seguida, às 10 horas, o secretário participa da solenidade de transferência do Cadeião de Ribeirão Preto para a sua pasta. No lugar do Cadeião haverá um Centro de Detenção Provisório.

Outra Ala de Progressão Penitenciária será inaugurada no mesmo dia, às 10h30, em Ribeirão Preto. Nas Alas de Progressão Penitenciária os presos que obtiverem progressão ao regime semi-aberto serão submetidos às regras desse regime, aguardando apenas a remoção para as unidades próprias.

Cada APP custará aos cofres públicos, em média, R$ 300 mil. Para seu funcionamento não será necessário criar nova estrutura, pois serão utilizados os mesmos servidores das penitenciárias. ‘O objetivo – diz o secretário Nagashi Furukawa – é atender à Lei de Execução Pental, propiciando local adequado para o cumprimento da pena aos condenados no regime semi aberto, com baixo custo na edificação e aproveitando-se a estrutura funcional das penitenciárias existentes’.

Penas Alternativas

Resultado de uma parceria entre o governo do Estado, o Ministério da Justiça e a Prefeitura de Piracicaba, começa a funcionar também no dia 21 de agosto, às 16 horas, a Central de Penas e Medidas Alternativas da Região Noroeste, na rua Itália, 3361 em Araraquara.

O secretário Nagashi Furukawa, da Administração Penitenciária, e a secretária nacional de Justiça Elizabeth Sussekind estarão presentes ao evento da inauguração.