Administração Penitenciária: Governo do Estado entrega 14º Centro de Detenção Provisória em Hortolân

Inauguração será logo mais às 11 horas

qua, 10/04/2002 - 8h51 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), inaugura nesta quarta-feira, dia 10, às 11 horas, o Centro de Detenção Provisória de Hortolândia, localizado na rodovia Campinas Montemor – km 4,5 – Hortolândia – São Paulo.

O secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Nagashi Furukawa, comparece à inauguração do 14º CDP entregue na atual gestão.

Concebidos para abrigar a população provisória que superlota os distritos policiais e cadeias públicas, nos CDPs (768 vagas) há condições de a SAP ultrapassar em até 25% o número de detentos em cada centro, sem causar os mesmos problemas que a superlotação acarretaria em outras unidades.

A obra, que custou ao Estado R$ 6.412.178,67, contém setor médico e odontológico, ambulatório, parlatório e farmácia. Uma das inovações dos CDPs, além de oferecer mais segurança, é a distribuição das celas, que além de mais amplas, ficam em oito raios (96 presos em cada um).

Outra novidade é a sala de audiência, com a finalidade de – sem precisar sair da unidade – colocar o detento em contato com a Justiça. Com a sala de audiência na própria unidade, o trâmite processual é acelerado e diminui o risco de fugas ou resgates durante o transporte de presos.

CDPs em funcionamento

Outros quatro CDPs estão em construção: Guarulhos II, Suzano, Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto. Em fase de licitação mais sete unidades: Bauru, Itapecerica da Serra, Diadema, São Bernardo do Campo, Mauá, Osasco III e IV.