Administração Penitenciária: Detentos do Carandiru encenam ‘O Rei da Vela’

Projeto 'Teatro nas Prisões' é desenvolvido desde 1998

ter, 18/09/2001 - 12h04 | Do Portal do Governo

Presos encenam ‘O Rei da Vela’

Em um galpão do Centro de Observação Criminológica (C.O.C.), no Complexo do Carandiru, 20 presos que cumprem as mais variadas penas ensaiam, desde fevereiro, o espetáculo ‘O Rei da Vela’, de Oswald de Andrade. Nos dias 20 e 21/9/2001 a peça será encenada no C.O.C., com a participação das atrizes Alexandra Tavares e Marla O’hara. O espetáculo é dirigido por Jorge Spíndola e é fruto do projeto ‘Teatro nas Prisões’, desenvolvido desde 1998 pela Secretaria da Administração Penitenciária através da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimental (Funap).

O Centro de Observação Criminológica, estabelecimento penal criado pela Lei de Execução Pental, tem por finalidade realizar pesquisas e exames criminológicos a fim de classificar o condenado para distribuição por grupos análogos aos estabelecimentos penais. Atende uma população do sexo masculino em cumprimento de pena de reclusão em regime fechado e em sua ação preocupa-se em ressocializar o ser humano trabalhando seus aspectos bio-psico-sociais para o retorno à sociedade.

O espetáculo ‘O Rei da Vela’ é a terceira peça montada dentro do projeto ‘Teatro nas Prisões’. A primeira foi ‘O Auto da Compadecida’ e depois veio ‘A Pena e a Lei’, ambas de Ariano Suassuna. O projeto estabeleceu parcerias com o Teatre in Prision and Probation – Núcleo da Universidade de Manchester, Inglaterra. Foram feitas 17 oficinas culturais incluindo dança, música e teatro em 17 estabelecimentos penitenciários do Estado. Estão programadas apresentações na Universidade São Francisco do Pari, Universidade Sorocaba e no Memorial da América Latina.

Projeto ‘Teatro nas Prisões’
‘O Rei da Vela’ de Oswald de Andrade
Dias 20 e 21/9/2001
Horário: 14 horas
Local: Centro de Observação Criminológica (C.O.C), a rua Dom José Maurício, 15, Carandiru
Contatos para confirmação de presença: Lucimara Martins, fone 3150-1070