Administração Penitenciária: Detentos do Carandiru encenam ‘O Rei da Vela’

nd

sáb, 15/09/2001 - 14h10 | Do Portal do Governo

Em um galpão do Centro de Observação Criminológica (C.O.C.), no Complexo do Carandiru, 20 presos que cumprem as mais variadas penas ensaiam, desde fevereiro, o espetáculo ‘O Rei da Vela’, de Oswald de Andrade.

Nos dias 20 e 21 de setembro, a peça será encenada no C.O.C., com a participação das atrizes Alexandra Tavares e Marla O’hara. O espetáculo é dirigido por Jorge Spíndola e é fruto do projeto ‘Teatro nas Prisões’, desenvolvido desde 1998 pela Secretaria da Administração Penitenciária por meio da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimental (Funap).

O Centro de Observação Criminológica, estabelecimento penal criado pela Lei de Execução Pental, tem por finalidade realizar pesquisas e exames criminológicos a fim de classificar o condenado para distribuição por grupos análogos aos estabelecimentos penais. Atende uma população do sexo masculino em cumprimento de pena de reclusão em regime fechado e em sua ação preocupa-se em ressocializar o ser humano trabalhando seus aspectos bio-psico-sociais para o retorno à sociedade.

O espetáculo ‘O Rei da Vela’ é a terceira peça montada dentro do projeto ‘Teatro nas Prisões’. A primeira foi ‘O Auto da Compadecida’ e depois veio ‘A Pena e a Lei’, ambas de Ariano Suassuna. O projeto estabeleceu parcerias com o Teatre in Prision and Probation – Núcleo da Universidade de Manchester, Inglaterra. Foram feitas 17 oficinas culturais incluindo dança, música e teatro em 17 estabelecimentos penitenciários do Estado. Estão programadas apresentações na Universidade São Francisco do Pari, Universidade Sorocaba e no Memorial da América Latina.

Projeto ‘Teatro nas Prisões’
‘O Rei da Vela’ de Oswald de Andrade
Dias 20 e 21/9/2001
Horário: 14 horas
Local: Centro de Observação Criminológica (C.O.C), a rua Dom José Maurício, 15, Carandiru
Contatos para confirmação de presença: Lucimara Martins, fone 3150-1070