Administração Penitenciária: Agentes concursados receberão treinamento especializado

Objetivo é capacitá-los para desempenhar atividades de escolta e custódia de presos nas movimentações externas

sex, 20/12/2002 - 14h18 | Do Portal do Governo

Conforme resolução publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, na página 10, Seção I, Poder Executivo, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária regulamenta o curso de formação técnico-profissional de agentes de escolta e vigilância penitenciária. O objetivo do treinamento é capacitar o servidor para desempenhar atividades de escolta e custódia de presos nas movimentações externas.

Os participantes são candidatos aprovados e nomeados em concurso público. Serão treinados para a guarda das unidades prisionais a fim de evitar fugas de presos dos estabelecimentos penitenciários integrantes das Coordenadorias de Unidades Prisionais Regionais e da Coordenadoria de Saúde da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP).

O curso será realizado pela Escola de Administração Penitenciária (EAP) por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Agentes de Segurança Penitenciária (CFAASP).

Com carga horária de 351 horas-aula, haverá duas etapas. Na primeira, constam as seguintes disciplinas: criminologia, estrutura e organização da secretaria, ética e cidadania, legislação penal, de pessoal, relações humanas no trabalho, saúde do trabalhador e
toxicologia. Na segunda fase haverá condicionamento físico, defesa pessoal, gerenciamento de crise, técnicas operacionais e tiro defensivo.

Da Agência Imprensa Oficial

R.K.