Administração Penitenciária: Adriano Marrey desenvolve projeto de hidroponia

Programa visa reeducação e inclusão social dos detentos

qui, 19/05/2005 - 17h43 | Do Portal do Governo

O presídio ‘Desembargador Adriano Marrey’ – Guarulhos II implantou uma nova técnica agrícola, a hidroponia, que produz vegetais sem entrar em contato com o solo, feito através de estufas. O projeto visa a reeducação e inclusão social dos detentos, além de colaborar com a comunidade da região de Guarulhos através da distribuição dos vegetais.

A idéia de desenvolver esse trabalho na penitenciária foi de Maura Augusta Soares Oliveira, presidente da ONG Gerações. Conta com a colaboração dos funcionários da unidade e apoio total da Secretaria da Administração Penitenciária. O projeto inicial é o cultivo de alface, porém a intenção no futuro é produzir outros vegetais.

Os detentos que participam se dizem satisfeitos porque os dias parecem mais tranqüilos quando estão trabalhando. Existe ainda a satisfação de ajudar no sustento das famílias, já que nas próximas colheitas os parentes serão beneficiados.

Segundo Cássio Ribeiro Campos, diretor geral da Penitenciária, a idéia foi uma inovação no sistema, um incentivo dado aos detentos, fazendo com que se sintam úteis e estimulando o interesse de reintegração à sociedade. “Começamos com a hidroponia, mas queremos fazer mais , vamos dar vôos mais altos”, diz ele.

Assessoria de Imprensa da Administração Penitenciária do Estado

F.C.