Admin. Penitenciária: Governo inaugura Centro de Ressocialização Feminino em Araraquara

Evento será realizado na segunda-feira, dia 15

sex, 12/03/2004 - 15h08 | Do Portal do Governo

O secretário da Administração Penitenciária Nagashi Furukawa inaugura nesta segunda-feira, dia 15, às 17 horas, o Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara (Av. Jorge Biller 590, Vila dos Ferroviários). Essa é a 118ª unidade prisional do Estado e a 17ª nos moldes dos CRs – prisões que abrigam menos presos a custo menor que nos estabelecimentos convencionais. O CR Feminino de Araraquara, com capacidade de 90 vagas, foi reformado pela Construtora Campestre Ltda, e custou R$ 224.046.48.

Os Centros de Ressocialização recebem presos dos regimes fechado, semi-aberto e provisório. Um preso de uma unidade convencional custa ao Estado R$ 667,00. Nos CRs a manutenção de cada reeducando não ultrapassa dois terço dessa quantia. A SAP conta com 16 CRs em funcionamento, o Feminino de Araraquara é o 17º.

A parceria inédita entre a Secretaria da Administração Penitenciária e as ONG’s está alterando de forma positiva os dados do sistema prisional no Estado de São Paulo: nos CRs o índice de reincidência é baixíssimo e são mínimas as ocorrências de fugas, sem contar a economia aos cofres públicos na manutenção do reeducando se comparada ao custo de um preso que habita uma unidade comum.

O modelo é diferenciado, além da participação efetiva da comunidade, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, na administração compartilhada, cabe à ONG proporcionar aos reeducandos todas as formas de assistência (material, educacional, social, psicológica, saúde, jurídica, religiosa e trabalho). Ao Estado cabe a manutenção da segurança e da disciplina na unidade.

Data: Segunda-feira, dia 15 de março de 2004
Horário: 17 horas
Local: Av. Jorge Biller 590, Vila dos Ferroviários.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Adm. Penitenciária

M.J.