Adm. Penitenciária: Secretário inaugura Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 6 - É a 18ª unidade prisional desse tipo no Estado

sex, 06/08/2004 - 8h39 | Do Portal do Governo

O secretário da Administração Penitenciária Nagashi Furukawa inaugura nesta sexta-feira, dia 6, às 11h30, o Centro de Ressocialização (CR) Feminino de São José do Rio Preto. Essa é a 121ª unidade prisional do Estado e a 18ª nos moldes dos CRs – prisões que abrigam menos presos a custo menor que nos estabelecimentos convencionais.

Com capacidade para 210 vagas, o CR Feminino de São José do Rio Preto custou R$ 3.555.916,71. Os Centros de Ressocialização recebem presos dos regimes fechado, semi-aberto e provisório. Um preso em uma unidade convencional custa ao Estado R$ 671,70. Nos CRs a manutenção de cada reeducando não ultrapassa 66% dessa quantia.

São Paulo já tem outros três CRs femininos (São José dos Campos, Rio Claro e Araraquara), mas essa é a primeira unidade feminina construída nos moldes da arquitetura dos CRs. A partir da próxima semana, São José do Rio Preto começa a receber, de forma gradativa, 20 reeducandas por semana das cadeias públicas de José Bonifácio, Tanabi e Bilac, além das mulheres que forem presas na cidade e região.

A parceria inédita entre a Secretaria da Administração Penitenciária e as ONG’s está alterando de forma positiva os dados do sistema prisional no Estado de São Paulo: nos CRs o índice de reincidência é baixíssimo e são mínimas as ocorrências de fugas, sem contar a economia aos cofres públicos na manutenção do reeducando se comparada ao custo de um preso que habita uma unidade comum. O modelo também é diferenciado: além da participação efetiva da comunidade, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, na administração compartilhada cabe à ONG proporcionar aos reeducandos todas as formas de assistência (material, educacional, social, psicológica, saúde, jurídica, religiosa e trabalho). Ao Estado cabe a manutenção da segurança e da disciplina na unidade.

Data: Sexta-feira, 6 de agosto de 2004
Horário: 11h30
Local: CR Feminino de São José do Rio Preto – Rodovia BR 153, km 47 – São José do Rio Preto/SP