Adm Penitenciária: Secretaria discute gestão mista com o governo francês

Objetivo do 'Seminário Franco-Brasileiro de Administração Penitenciária' é trocar experiências e conhecimentos

qua, 16/03/2005 - 9h51 | Do Portal do Governo

O evento é uma realização do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com órgãos da República da França – Embaixada da República da França no Brasil, Consulado da França no Estado de São Paulo, Ministério da Justiça da França (SAER/DAP), Société Française D’Exportation de Matériels, Systèmes et Services Relevant dês Ministères de L’Intérieur.

Para o seminário estão programadas palestras e grupos de discussão com especialistas da área, com foco na modernização tecnológica e gerencial do sistema penitenciário francês, em especial a gestão mista. O secretário da SAP, Nagashi Furukawa, abre o evento relatando a experiência da administração penitenciária no Estado.

Em seguida, o secretário-chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, fala sobre o uso da tecnologia da informação no aprimoramento do sistema penitenciário. Os representantes da delegação francesa irão expor ao público como funciona o sistema de gestão mista na administração francesa.

No dia seguinte (18/3), a delegação francesa viaja para Sumaré, onde visita o Centro de Ressocialização. À tarde, a equipe conhece o Centro de Detenção Provisória de Hortolândia, que abriga presos provisórios em Regime Disciplinar Especial (RDE).

De acordo com o último relatório do Departamento de Administração Penitenciária francês, de abril de 2004, o país conta com 188 estabelecimentos prisionais, que então abrigavam 62.569 presos. O Estado de São Paulo tem 132 unidades prisionais, com população total de 110.802 presos (dados de 14/3).

Data: Quinta-feira, dia 17 de março de 2005,
Horário: 8h30
Local: Espaço da Cidadania ‘André Franco Montoro’
Pátio do Colégio, 184 – Térreo

Da Assessoria de Imprensa da SAP

M.J.