Adm. Penitenciária: Presídio II de Guarulhos lança projeto de hidroponia

Objetivo desenvolver o cultivo de vegetais usando uma técnica que não é nociva ao meio-ambiente

qua, 06/04/2005 - 9h06 | Do Portal do Governo

O resultado de uma iniciativa inédita no sistema prisional será inaugurado nesta quarta-feira, dia 6, às 10 horas, na Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey” (Guarulhos II).

O Projeto de Hidroponia, desenvolvido pela direção da unidade em parceria com a ONG Gerações, tem como objetivo desenvolver o cultivo de vegetais usando uma técnica que não é nociva ao meio-ambiente. Ao mesmo tempo, a educação ambiental contribui para a reintegração dos detentos e fortalece os vínculos sociais.

Os funcionários responsáveis pelo Projeto de Hidroponia receberam orientação da ONG Gerações para aprender o manejo da técnica. Após a inauguração, os próprios agentes penitenciários irão instruir os detentos para o trabalho com os vegetais hidropônicos.

A hidroponia é uma técnica de cultivo de vegetais em meio aquoso, livre de agrotóxicos. Na penitenciária, já estão sendo cultivados pés de alface neste primeiro momento. Em seguida, a direção pretende estender o cultivo a diversos tipos de verduras e legumes.

A produção será destinada para o consumo dos presos, funcionários e visitas.

Data: Quarta-feira, dia 6 de abril de 2005
Horário: 10 horas
Local: Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey” (GuarulhosII)
Rodovia Pres. Dutra, km 13 (sentido SP-RJ)