Adm. Penitenciária: Nova sede passa para casarão projetado por Ramos de Azevedo

Espaço próximo ao Parque da Juventude foi reformado para abrigar as instalações da secretaria

ter, 01/11/2005 - 18h56 | Do Portal do Governo

Espaço próximo ao Parque da Juventude e futura Penitenciária Feminina Sant’Ana foi reformado para abrigar as instalações da secretaria

Após mais de uma década instalada na Avenida São João, no centro da capital, a Secretaria da Administração Penitenciária ocupa, agora, belíssimo casarão, da década de 20, projetado pelo engenheiro-arquiteto Ramos de Azevedo. O imóvel fica na Avenida Ataliba Leonel, 656, no Carandiru. Todos os departamentos do antigo prédio e rica vegetação situam-se em quase 23 mil metros quadrados. A área construída tem 5 mil metros quadrados – no prédio maior ficam a sede e os demais setores da secretaria que receberam, cada um, sua própria edificação. A reforma custou R$ 3,75 milhões.

Desde março, a Escola de Administração Penitenciária funciona no local. O espaço abriga, também, a Coordenadoria de Unidades Prisionais de São Paulo e Grande São Paulo e a gigantesca obra do que será a Penitenciária Feminina Sant’Ana (antiga Penitenciária do Estado), a ser concluída no final do ano, com capacidade para 2,4 mil detentas. Com a mudança da instituição, o antigo prédio será ocupado por outra secretaria de Estado, que deixará de pagar aluguel, o que significa economia para os cofres públicos.

Escola Penitenciária – O prédio que já mantinha a Escola de Administração Penitenciária, no qual se instalou a sede da Administração Penitenciária, foi construído para servir de residência ao primeiro diretor da Penitenciária Estadual. A edificação divide-se em dois blocos. O primeiro foi projetado por Ramos de Azevedo e data de 1920. Com o tempo, passou a ser o Presídio Feminino da Capital, administrado por freiras católicas.

Em 1958 foi construído o segundo bloco, anexo ao antigo casarão, dotado de diversas salas pequenas, que serviam de alojamento para as presas que permaneceram no local até os anos 70. Nessa nova obra foram projetados capela e jardim interno entre o casarão e o novo bloco, que servia como área de banho de sol para as reclusas.

As edificações estão cercadas por bosque com área de 58 mil metros quadrados de mata atlântica original. Em 1977, houve a transferência do presídio e a criação do Centro de Recursos Humanos da Administração Penitenciária, ao qual foi atribuída a função de selecionar, treinar e aperfeiçoar os funcionários do sistema penitenciário. É a denominação original da Escola Penitenciária.

Da Secretaria da Administração Penitenciária