Adm. Penitenciária: CDP de Suzano adota sistema inusitado para auxiliar na segurança

Faixas junto às muralhas foram povoadas com gansos, que grasnam a qualquer movimento estranho

qua, 01/06/2005 - 15h17 | Do Portal do Governo

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano, na Grande São Paulo, implantou um reforço inusitado: gansos e galinhas d’Angola para auxiliar na segurança. A unidade já conta com circuito interno de câmeras, bloqueador de celular e aparelho de raios-x, mas a idéia é unir o mundo animal à tecnologia.

O gansos, por terem audição aguçada, grasnam a qualquer movimento estranho, chamando a atenção dos funcionários, assim como as galinhas d’Angola. A criatividade resultou numa tropa de 32 gansos e 22 galinhas d’Angola.

A idéia adotada em Suzano surgiu na Penitenciária II de Tremembé. A diferença é que no CDP o diretor resolveu ampliar a iniciativa, incrementando a segurança com galinhas d’Angola. ‘A minha preocupação não é somente com a segurança interna, há 11 meses temos gansos, e os animais percorrem o corredor situado junto à muralha da penitenciária dia e noite’, explica o diretor do CDP de Suzano, Ari Camargo Barbosa.

A unidade ainda conta com cães adestrados, cuidados por quatro funcionários que percorrem em revezamento a linha de tiro. São 22 rottweiler, dois pastores alemães e dois pitbulls. A unidade também inovou com a aquisição de três carneiros, que se alimentam do gramado, evitando a necessidade de contratar mão-de-obra para carpir o terreno.

Com todo esse conjunto de soluções criativas, o diretor do CDP acredita que está proporcionando mais satisfação e segurança no ambiente de trabalho. Um exemplo está nos dados: desde a inauguração da unidade, em março de 2003, nunca houve fugas.

Secretaria de Estado da Administração Penitenciária
Assessoria de Imprensa