Acordo entre Nossa Caixa e Secretaria da Saúde vai auxiliar Santas Casas

Entidades poderão receber empréstimos a juros menores e pagar em 12 meses

qua, 26/11/2003 - 11h57 | Do Portal do Governo


O Banco Nossa Caixa e a Secretaria de Estado da Saúde fecharam um acordo para financiar capital de giro para as empresas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e entidades filantrópicas, em especial às Santas Casas de Misericórdia. Nesta quarta-feira, dia 26, o convênio foi lançado com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e do presidente da Nossa Caixa, Carlos Eduardo da Silva Monteiro, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Inicialmente, o Banco Nossa Caixa disponibilizará uma verba de R$ 100 milhões para o programa. Para as empresas conveniadas obterem os empréstimos terão de cumprir os seguintes pré-requisitos: atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com recursos a receber e apresentar faturamento compatível; ter conta corrente na Nossa Caixa; e apresentar documentos constitutivos da entidade para identificar os responsáveis pela contratação das operações de crédito. As garantias serão o aval dos sócios e diretores e o penhor dos créditos a receber da Secretaria da Saúde. A empresa conveniada poderá solicitar, no máximo, duas vezes o valor médio de faturamento nos últimos 12 meses e a taxa de juros é de 1,99% ao mês. O crédito poderá ser renovado após a quitação do primeiro. O prazo de pagamento é de até um ano.

Os juros cobrados para crédito a empresas na Nossa Caixa atualmente são de 2,6% para pagamentos parcelados. “É uma grande oportunidade para as empresas conveniadas e em especial às Santas Casas se restabelecerem financeiramente, com juros menores que os cobrados em qualquer banco. É um bom auxílio para ajustar as contas até que o Ministério da Saúde decida reajustar a tabela do SUS”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A expectativa é que cerca de 900 entidades filantrópicas sejam beneficiadas pelo acordo.