Ackmin entrega novo Centro de Manutenção de Bombeiros

O Centro tem equipamentos para treino e foi construído com recursos do Tesouro do Estado

sex, 31/08/2001 - 16h37 | Do Portal do Governo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo conta agora com ampla e moderna sede de manutenção de veículos e equipamentos utilizados pela corporação. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, dia 31, o Centro de Manutenção, localizado na Vila Maria, Zona Norte da Capital. O novo Centro substitui a unidade que, há trinta anos, vinha funcionando no bairro do Glicério em instalações precárias e inadequadas para atender a demanda da frota que, nos últimos seis anos, chegou a 1.651 veículos.

No início da solenidade, Alckmin foi condecorado com a Medalha do Centenário da corporação, honraria dada a pessoas e a autoridades civis ou militares que tenham prestado relevantes serviços à população. O governador falou de sua alegria pela homenagem e por estar cumprindo mais uma vez o programa de Governo de Mário Covas. “Covas retomou essa obra que estava paralisada desde 1994 e que era um antigo desejo dessa corporação”, disse. Ele elogiou o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros para a preservação de vidas. “São Paulo tem o melhor Corpo de Bombeiros do país, reconhecido internacionalmente pela sua tecnologia, capacidade e conhecimento”, disse.

O secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, falou sobre a importância de um Centro de Manutenção moderno e bem aparelhado para atender às necessidades dos equipamentos. “O tipo de viaturas e aparelhamento que o Corpo de Bombeiros usa em defesa da vida das pessoas exige boa manutenção. Com esse Centro de alta tecnologia eles terão vida mais longa”, afirmou.

Construído em uma área de 21,5 m², com recursos do Tesouro do Estado, as novas instalações contam com uma oficina de 4.519 m², para serviços de funilaria, pintura, mecânica, trabalhos de tapeçaria, vidraçaria, lavagem, lubrificação e serviços elétricos, além de reservatório subterrâneo para testes de sucção e vazão das bombas de combate a incêndio com capacidade de 126 mil litros. Também fazem parte da sede equipamentos de treino como uma torre para caixa d’água com 30 metros de altura que será usada para treinamento de resgate de vítimas em locais elevados. O novo Centro conta ainda com aparelhos de alta tecnologia para reparos de equipamentos de telecomunicações, departamento de serviço administrativo, de finanças e almoxarifado.