Acidente: Erro operacional causa intoxicação em 14 trabalhadores da Mahler Metal Leve

A Cetesb realizou vistoria e irá definir a pena a ser aplicada à fábrica

seg, 28/06/2004 - 16h04 | Do Portal do Governo

Um erro operacional provocou a emissão de gás cloro na fábrica de autopeças Mahler Metal Leve S.A., em São Bernardo do Campo, causando a intoxicação de 12 funcionários da própria empresa e dois da DaimlerChrysler, localizada ao lado, que foram encaminhados para atendimento hospitalar.

Segundo um técnico da Agência Ambiental de Santo André, da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, o acidente aconteceu neste domingo, dia 26, no sistema de equalização da estação de tratamento de efluentes da empresa, localizada na Avenida 31 de Março, 2.000, no Jardim Borborema, em São Bernardo do Campo.

A Cetesb foi acionada pelo Corpo de Bombeiros, chegando ao local por volta das 23 horas, averiguando que um funcionário, por engano, adicionou cloreto férrico ao invés de hipoclorito de sódio, provocando uma reação química e liberando o gás cloro para a atmosfera, cujos odores causaram enjôos e mal-estar nos funcionários.

A Cetesb realizou nova vistoria no local nesta segunda-feira (28) não constatando resquícios do acidente. A agência ambiental vai definir, nos próximos dias, a penalidade a ser aplicada à empresa.

Assessoria de imprensa da Cetesb
C.A.