Acessa São Paulo realiza mais de dois milhões de atendimentos

Programa criado há dois anos já conta com 57 Infocentros na Capital e 53 no Interior

sex, 10/01/2003 - 10h14 | Do Portal do Governo

Programa Acessa São Paulo ultrapassa dois milhões de atendimentos desde sua criação

No dia 16 de novembro de 2000 era inaugurado o primeiro Infocentro do Programa Acessa São Paulo. Hoje o Programa conta com 57 Infocentros na Capital e 53 no Interior, além de doze Postos Públicos de Acesso à Internet (Popais), instalados nos Poupatempos da Sé (duas instalações), São Bernardo do Campo, Campinas, Santo Amaro, Itaquera, Guarulhos e São José dos Campos, nos restaurantes Bom Prato do Brás e Santo Amaro, no Terminal São Mateus (EMTU) e na Estação Especial da Lapa.

O Acessa São Paulo é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com empresas privadas, prefeituras e entidades comunitárias. O objetivo é possibilitar a inclusão digital da população periférica da Capital e do Interior. Desde sua criação, já foram realizados mais de dois milhões de atendimentos, sendo aproximadamente 200 mil por mês.

Os monitores, que na capital são capacitados pela Escola do Futuro (núcleo educacional da USP), auxiliam os usuários dos infocentros quanto à utilização dos recursos disponíveis. O tempo de utilização dos micros é de cerca de 30 minutos, variando conforme a localidade do Infocentro.

A coordenação do programa tem como maior desafio o estimulo ao uso da ferramenta para transformação social, seguindo as palavras do coordenador Fernando Guarnieri: ‘As pessoas utilizam a Internet como instrumento para aquisição de conhecimento. Há uma troca de saber: dica de emprego, informação a respeito de saúde, de direitos. Nosso desafio é criar canais para tornar cada um de nossos Infocentros um local onde as pessoas possam doar seus conhecimentos e ter acesso ao conhecimento coletivo’.

O programa implantou alguns cursos de ensino a distância, os Minicursos Acessa São Paulo, que tratam dos seguintes temas: combate à dengue, segurança pessoal, cozinhando sem açúcar, como elaborar um currículo, como dar nó em gravata e etiqueta na internet. Foi elaborada, também, uma parceria com o Web Aula, proporcionando aos usuários dos infocentros a oportunidade de realizarem diversos cursos de informática, como Word, Excel, Powerpoint, entre outros, no próprio infocentro.

Para este ano espera-se um crescimento ainda maior, não apenas no campo físico, mas, principalmente, na produção e expansão do conhecimento local.