Ação: Usuários do Metrô aprovam campanha contra acidentes nas escadas rolantes

São 460 escadas distribuídas ao longo das suas quatro linhas

qui, 18/12/2003 - 17h28 | Do Portal do Governo

A Campanha de Prevenção de Acidentes realizada pelo Metrô para reduzir o número de acidentes em suas escadas rolantes atingiu o objetivo esperado. Foi constatada queda de 7% no total dessas ocorrências – de uma média de 61,5 acidentes em 2002 para 57,5 em 2003.

A campanha deste ano foi realizada no período de abril a setembro, com a distribuição de folhetos, afixação de cartazes em trens e estações, adesivos nas escadas rolantes, painéis e banners nas estações de maior movimento.

O Metrô é certamente o local que mais concentra escadas rolantes no Brasil. Elas totalizam 460, distribuídas ao longo das suas quatro linhas, e o seu funcionamento é mantido preventivamente por 59 homens. Nos horários de pico, as escadas rolantes mais solicitadas chegam a transportar 6800 pessoas por hora.

Na década de 50, foram instaladas as três primeiras escadas rolantes do Brasil, na galeria Prestes Maia, que exibia orgulhosamente essa comodidade.

Na década de 70, o Brasil tinha 370 escadas instaladas e a chegada do Metrô a São Paulo trouxe, de imediato, mais 168 escadas, aumentando esse total em quase 50%.

Uma pesquisa para avaliar o nível de retenção das informações veiculadas na Campanha de Prevenção de Acidentes bem como a percepção sobre a segurança de equipamentos como escadas rolantes e fixas nas estações também foi realizada.

De acordo com a pesquisa, 56% do total de 650 entrevistados nas linhas 1/Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2/Verde (Ana Rosa-Vila Madalena) e 3 /Vermelha (Itaquera-Barra Funda) afirmaram lembrar da campanha.

As mensagens mais citadas, entre os que se recordaram da campanha, foram: segurar-se ao corrimão (31%) e segurar as crianças pelas mãos (30%). As mídias internas de divulgação mais citadas pelos usuários foram cartazes (37%), mensagens sonoras (27%) e adesivos nas escadas (22%).

Os entrevistados, de uma forma geral, julgam que os acidentes nas escadas são motivados mais pela desatenção ou dificuldade dos usuários. Quando perguntados sobre possíveis acidentes nas rolantes, 41% acha que são decorrentes de perda de equilíbrio e de pisar em falso nas escadas e 18% aponta a pressa como causa da queda das pessoas. Já sobre a segurança das escadas, 66% dos usuários consideram as rolantes muito seguras e 56% tiveram a mesma opinião sobre as fixas.

Os usuários também foram questionados sobre a eficácia da campanha, e a maioria (62%) acredita que essas iniciativas desenvolvidas pelo Metrô sensibilizam para o aumento da atenção na utilização do sistema metroviário.

O Metrô realiza, sistematicamente, a Campanha de Prevenção de Acidentes para informar e reforçar atitudes adequadas no uso do sistema metroviário.